Portos do Paraná realiza primeira simulação de manobras com navios de cruzeiro para implantação de terminal em Paranaguá

O simulador utilizado, de alta precisão, reproduz condições reais da Baía de Paranaguá, como marés e ventos, oferecendo uma experiência imersiva para avaliar diferentes cenários de manobras

Redação

Entre 19 e 21 de março, a Portos do Paraná realizou uma simulação de manobras e estudos náuticos para navios de cruzeiro, visando a implantação de um novo terminal no Porto de Paranaguá. O estudo, conduzido no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), teve como objetivo avaliar a viabilidade das manobras de grandes navios de passageiros, com capacidade para até 5.000 pessoas e até 337 metros de comprimento.

O projeto busca embasar tecnicamente a construção de um berço para atracação de cruzeiros. O simulador utilizado, de alta precisão, reproduz condições reais da Baía de Paranaguá, como marés e ventos, oferecendo uma experiência imersiva para avaliar diferentes cenários de manobras.

Segundo comunicado da Portos do Paraná, o projeto do novo terminal de cruzeiros segue em andamento, com a assinatura do contrato para o desenvolvimento do projeto básico previsto para o final de 2024. O plano inclui investimentos em dragagem, sinalização e simulações de manobras, além de estudos de modelagem hidrodinâmica e morfodinâmica. O projeto será desenvolvido com a metodologia BIM, visando otimizar o planejamento e a execução das obras.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também