A SBM Offshore, especialista em soluções de infraestrutura para águas profundas, anunciou a chegada do navio-plataforma (FPSO) Alexandre de Gusmão ao Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. A embarcação, que partiu do estaleiro COSCO Shipping (Qidong) Offshore, na China, representa a nona unidade da SBM a operar no Brasil. A produção inicial de petróleo do FPSO, localizada a aproximadamente 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, está prevista para ainda este ano.
O Alexandre de Gusmão possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo por dia (bpd) e capacidade de compressão de 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O Campo de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e PPSA (3,5%), entidade que representa a União nas áreas não contratadas.
Este novo FPSO é parte de um esforço contínuo da SBM Offshore para expandir sua presença no Brasil, um dos principais mercados da empresa globalmente. Em outubro do ano passado, a SBM já havia anunciado a chegada do FPSO Almirante Tamandaré, que opera no Campo de Búzios, também na Bacia de Santos.
Com capacidade de produção de 225 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 12 milhões de metros cúbicos de gás, o Almirante Tamandaré se destaca ainda por ser a primeira unidade da SBM Offshore a operar com a notação Sustainability-1, emitida pela Bureau Veritas, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este FPSO iniciou sua produção no último dia 15 de fevereiro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.