A Portos do Paraná autorizou, na última quinta-feira (13), a ordem de serviço para o início das obras de manutenção e reforço da segurança no píer público de granéis líquidos localizado no Porto de Paranaguá. Com um investimento de aproximadamente R$ 29 milhões, a iniciativa tem como objetivo modernizar a infraestrutura portuária e garantir maior segurança nas operações.
O projeto contempla a construção de um novo dolfim de amarração, uma estrutura fixa essencial para o atracamento de navios. A nova estrutura contará com uma passarela metálica equipada com sistema de atracação a laser e ganchos de amarração de desengate rápido.
Além disso, estão previstas a substituição das defensas, que minimizam o impacto das embarcações durante a atracação, e a recuperação completa da pavimentação do píer, incluindo a sinalização e adequações no sistema elétrico.
Construído na década de 1940, o píer público de granéis líquidos atende atualmente cinco terminais nos berços de atracação 141 e 142: Petrobras/Transpetro, Liquipar, Catallini, CBL e TERIN. O local movimenta cargas como óleo bruto de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina. Cada empresa opera um sistema de dutos independente, conectando diretamente seus terminais aos navios atracados.
Em 2024, o piér respondeu por 53,3% da movimentação de granéis líquidos nos portos do Paraná. Entre os destaques está o óleo de soja, cuja movimentação atingiu 63,8 mil toneladas em janeiro de 2025, correspondendo a 72,48% da movimentação nacional. O valor FOB da operação superou os US$ 65 milhões, de acordo com dados do governo federal (Comex Stat).
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