Em 2005, com a reestruturação das grandes companhias e o fechamento de algumas rotas, novas empresas aéreas surgiram para atender a demanda. Operadoras como Ocean Air e BRA expandiram suas frotas e rotas, aproveitando as lacunas deixadas por gigantes como Varig e Vasp. A competição no setor trouxe mais opções aos passageiros e remodelou o mercado da aviação nacional.
O setor de motores também passou por grandes mudanças no início dos anos 2000, com a fusão da MWM e a International, tornando-se um dos maiores fornecedores de motores do Brasil. A empresa passou a ser responsável por 40% da produção nacional, reforçando sua presença no mercado e trazendo inovações para caminhões e máquinas agrícolas.
Entre as empresas transportadoras, a Gefco mostrava que investia fortemente na segurança e rastreamento de cargas. Com novas parcerias e tecnologias, a empresa aprimorou suas operações para reduzir perdas e aumentar a eficiência na cadeia de suprimentos. Já Ryder ampliou sua frota e investimentos para atender a demanda crescente na rota Brasil-Argentina. A companhia fortaleceu suas operações internacionais, especialmente no setor automotivo.
Esses e outros temas podem ser revisitados na edição de abril de 2005 da Transporte Moderno. Para ler as reportagens, basta acessar o acervo da OTM Editora (clique aqui).