Governo de SP inicia audiências públicas para concessão do lote rodoviário Circuito das Águas

Investimentos de R$ 10 bilhões buscam modernizar infraestrutura, melhorar a segurança viária e implementar pedágio eletrônico sem barreiras

Redação

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo deu início às audiências públicas para discutir a concessão do Lote Rodoviário Circuito das Águas. O projeto abrange 533 km de rodovias que cortam 33 municípios paulistas e é considerado um dos mais estratégicos para a economia, o turismo e a mobilidade da região.

O governo paulista prevê investimentos de R$ 10 bilhões para modernizar essa malha viária, com foco na segurança, na fluidez do tráfego e na implementação de um sistema de pedágio eletrônico sem barreiras.

A concessão inclui trechos de rodovias como SP-008, SP-063, SP-095, SP-107, SP-133, SP-147, SP-324, SP-332, SP-340, SP-342, SP-354 e SP-360. Entre os municípios contemplados estão cidades como Águas de Lindóia, Atibaia, Campinas, Bragança Paulista, Serra Negra, Jundiaí, Vinhedo, entre outras, que se beneficiarão das melhorias previstas para a infraestrutura local.

Entre as principais intervenções previstas estão a duplicação de 187 km de rodovias, a criação de 109 km de faixas adicionais, 133 km de acostamentos ampliados ou implantados, e a construção de 137 km de marginais. O projeto também prevê a construção de 45 passarelas, 156 novos pontos de ônibus e 77 novos dispositivos de acesso, além de 112 novas obras de arte especiais, como pontes e viadutos.

Free Flow

Além das melhorias físicas na infraestrutura, o projeto traz inovações tecnológicas com a adoção do Sistema Automático Livre (Free Flow). Este modelo de pedágio eletrônico sem barreiras substituirá as praças tradicionais de cobrança e permitirá a cobrança automática com base no trecho percorrido, promovendo maior fluidez e eficiência no trânsito. A expectativa é que, a partir de 2026, os motoristas que possuam TAG eletrônica para pagamento do pedágio recebam um desconto automático de 5%. Para os motoristas sem TAG, o sistema será capaz de reconhecer a placa do veículo, e o pagamento poderá ser realizado online ou por outros meios dentro de um prazo de até 30 dias.

O impacto do projeto vai além da melhoria da infraestrutura rodoviária, com a criação estimada de mais de 12 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

O processo de concessão está em fase de consulta pública até o dia 21 de março, dando à sociedade a oportunidade de opinar e sugerir melhorias no modelo proposto. O edital com os detalhes finais da concessão será publicado em maio de 2025, com o leilão marcado para setembro e a assinatura do contrato prevista para janeiro de 2026.

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