O Porto de Paranaguá implementou recentemente um aumento no calado operacional (profundidade submersa) para navios porta-contêineres. O limite máximo passou de 12,6 metros para 12,8 metros, permitindo um acréscimo de aproximadamente 160 TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) por navio.
A mudança foi oficializada por meio da Portaria nº 014/2025, publicada na Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina, e ocorreu após autorização da Marinha do Brasil e anuência da Autoridade Portuária e da praticagem local. “Esse avanço faz parte de um trabalho contínuo iniciado em 2019 para tornar o Porto de Paranaguá ainda mais eficiente e competitivo”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Em 2024, os portos paranaenses movimentaram 1.558.450 TEUs, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O Porto de Paranaguá, que possui o maior pátio de armazenamento de contêineres refrigerados da América do Sul, segue como líder na exportação de frango congelado, carga que representou 30,5% das movimentações no terminal.
Além do aumento no calado para navios porta-contêineres, outros nove berços e dois píeres também passaram por ampliações em 2024, com destaque para os berços do corredor de exportação oeste e leste, que agora operam com profundidade de até 13,1 metros.
A remoção de parte da Pedra da Palangana, concluída em novembro de 2024, foi fundamental para esse avanço. A obra, realizada com autorização ambiental, garantiu mais segurança e eficiência nas manobras, possibilitando o aumento do calado e reforçando o compromisso do Porto de Paranaguá com a modernização e o crescimento sustentável.
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