Navio cargueiro da BYD atraca pela segunda vez no terminal da Portocel, em Aracruz (ES)

A embarcação trouxe 5.524 veículos da marca chinesa. Em 2024, o terminal recebeu um lote de 1.600 automóveis

Aline Feltrin

A BYD trouxe ao Brasil, pela segunda vez, o navio cargueiro BYD Explorer N° 1. A embarcação atracou na última quinta-feira (27/02) no Portocel, em Aracruz (ES), com 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan.

Essa é a segunda vez que o terminal capixaba recebe uma operação dessa magnitude. Em 2024, a Portocel realizou sua primeira movimentação de veículos ao desembarcar um lote de 1.600 automóveis da BYD, resultado da estratégia de diversificação de cargas do porto, tradicionalmente especializado na logística de celulose. Desde então, a empresa vem se preparando para consolidar sua atuação na importação automotiva, investindo na infraestrutura necessária para atender à crescente demanda.

O BYD Explorer N° 1, que tem capacidade para transportar até 7 mil veículos, é o primeiro de um total de oito navios planejados pela montadora chinesa. A embarcação saiu de Ningbo, na província de Zhejiang, na China, passando por escalas em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil.

A operação faz parte da estratégia da BYD para suprir a demanda nacional até o início da produção local na fábrica de Camaçari (BA), que terá capacidade para fabricar até 300 mil unidades por ano em sua segunda etapa.

De acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil, investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível.

Diversificação de cargas

A Portocel vem ampliando sua atuação para além da celulose, por isso passou a investitr na movimentação de veículos importados e outros segmentos como rochas ornamentais e fertilizantes. Alexandre Billot Mori, gerente-executivo do terminal, revelou em 2024 para o portal Transporte Moderno que o porto tem se preparado para se tornar uma alternativa viável ao setor automotivo. “Iniciamos as discussões com nossos parceiros há aproximadamente seis meses, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o BYD Explorer N° 1. Essa operação representa um marco para a nossa logística e uma opção estratégica para o setor”

A busca por novos segmentos de carga tornou-se essencial para a Portocel, que, desde 2018, redefiniu sua estratégia para explorar novas oportunidades. Com capacidade para movimentar 7,5 milhões de toneladas por ano, o terminal é responsável por 30% da celulose exportada pelo Brasil e agora se posiciona para capturar uma fatia maior do crescente mercado de veículos eletrificados.

Crescimento global da BYD

A BYD se tornou a terceira marca mais vendida no mundo em 2024, com 4,3 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. No Brasil, a empresa se consolidou entre as dez montadoras com mais emplacamentos, sendo líder na venda de veículos eletrificados. Em 2024, foram 76.811 emplacamentos no país, correspondendo a 7 a cada 10 veículos elétricos vendidos e 1 a cada 4 híbridos.

Com a chegada da nova fábrica na Bahia e o fortalecimento de sua estrutura logística, a BYD pretende ampliar mais sua participação no mercado brasileiro.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também