Asia Shipping conquista certificação de neutralização de emissões

Neste ano, a empresa deverá compensar 750 toneladas de carbono (TCO2) provenientes de suas atividades

Aline Feltrin

A Asia Shipping, integradora logística, recebeu o Selo Carbon Free, uma certificação que reconhece o comprometimento de empresas com a neutralização de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A iniciativa faz parte de um esforço crescente para descarbonizar o setor de comércio exterior, que tem adotado práticas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A empresa anunciou que, em 2025, compensará 750 toneladas de carbono (TCO2) provenientes de suas atividades. A compensação será feita por meio de créditos de carbono certificados pela ONU, adquiridos de um projeto de energia renovável. Além disso, a companhia fará uma contribuição adicional com o plantio de árvores nativas, revertendo a cada tonelada neutralizada cerca de 125 exemplares.

Alexandro Ferreira, gerente de Compliance da Asia Shipping, explicou que o primeiro passo para atingir a meta foi mensurar todas as fontes de emissões, identificando aquelas que geram maior impacto. A partir dessa análise, foram estabelecidas metas claras de redução e compensação, com a utilização de créditos provenientes do projeto da Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira, em Rondônia.

O projeto Jirau é uma das maiores geradoras de energia renovável do Brasil, fornecendo eletricidade para mais de 40 milhões de pessoas. A usina, com sua abordagem ambientalmente otimizada, utiliza turbinas especiais para maximizar a eficiência da geração hidráulica, mantendo o impacto ambiental ao mínimo, sem desviar o curso do rio e limitando a área alagada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também