Embraer inicia produção do primeiro C-390 Millennium para a Áustria

A aeronave multimissão, com capacidade para 26 toneladas de carga e velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração vai aumentar a capacidade operacional da Força Aérea Austríaca

Redação

A Embraer iniciou a montagem estrutural do primeiro C-390 Millennium para a Áustria. O anúncio ocorreu durante uma conferência realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, na presença de uma delegação composta por representantes do governo austríaco e da Embraer.

“Estamos liberados com o início da produção da primeira aeronave para a Áustria e esperamos entregar esta unidade para a Força Aérea Austríaca em breve. O C-390 está estabelecendo novos padrões como uma aeronave de transporte aéreo verdadeiramente multimissão. Ele oferece uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, com desempenho inigualável”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 Millennium tem capacidade para 26 toneladas de carga, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração. Os motores potentes, amplos compartimentos de carga equipados com rampa traseira e trem de pouso robustos permitem a realização de missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Esta aeronave pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Em sua configuração de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, a aeronave pode operar tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso também recebe combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Desde a entrada na operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Além de Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda anunciou sua escolha para o Millennium em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a República da Coreia também escolheram o C-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo C-390.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também