Em novo movimento estratégico, Mercedes-Benz vende sua fábrica da Sprinter na Argentina

A venda da planta de produção e das operações comerciais na Argentina faz parte de uma estratégia maior de adequação da base industrial da Mercedes-Benz

Aline Feltrin

A Mercedes-Benz confirmou a venda de sua planta de produção e operações comerciais em Virrey del Pino, na Argentina, pondo fim às especulações sobre o futuro da marca no país. A informação foi anunciada pelo CEO da companhia, Ola Kaellenius, durante uma conferência para investidores sobre os resultados financeiros de 2024, nesta quinta-feira (20), à qual o portal Transporte Moderno teve acesso (veja aqui). “Estamos vendendo nossa planta na Argentina para otimizar sua utilização, visando um grupo de investidores”, declarou Kaellenius.

A venda da fábrica faz parte de um movimento estratégico maior da Mercedes-Benz para readequar sua base industrial e otimizar suas operações globais. A planta de Virrey del Pino, que desde 1996 é responsável pela produção da van Sprinter e pela comercialização de vans e automóveis importados, foi um pilar importante da operação no país. Lá foram produzidos mais de 400.000 unidades da Sprinter ao longo dos anos.

Segundo Kaellenius, “a venda da unidade reflete a seriedade das decisões tomadas para melhorar a rentabilidade da empresa”, alinhando-se com uma reestruturação mais ampla que envolve cortes de custos e investimentos em novas tecnologias.

Além disso, a Mercedes-Benz confirmou que, enquanto a Mercedes-Benz Group AG encerrará suas operações na Argentina, a Daimler Truck Group, empresa separada desde 2019, seguirá com suas atividades no país, mantendo a produção de veículos pesados.

Produção do modelo atual continuará na Argentina

A companhia anunciou que a produção de sua nova plataforma elétrica para vans será transferida para a Polônia, em vez de ser alocada na Argentina, onde a marca optou por não investir em adaptações para a nova tecnologia. Enquanto isso, a produção das Sprinter a combustão continuará na planta de Virrey del Pino até 2030, sob licença, mas a unidade argentina não terá acesso às novas tecnologias de vans eletrificadas.

Em comunicado, a divisão brasileira da Mercedes-Benz Cars & Vans anunciou que, diante de um cenário global desafiador, a empresa decidiu vender/transferir sua unidade de produção e operações (automóveis e vans) na Argentina para a Open Cars S.A. ao longo deste ano. “A Mercedes-Benz ressalta seu compromisso com os colaboradores, garantindo a manutenção dos empregos como parte do contrato de venda firmado com a Open Cars S.A. Além disso, essa transição proporciona uma perspectiva sustentável para a fábrica, a organização e toda a região.”

O comunicado também reforça que “a produção do atual modelo Sprinter seguirá na fábrica de Buenos Aires sob licença de fabricação, garantindo o fornecimento contínuo da van tanto para o mercado local quanto para exportação na América Latina, incluindo o Brasil.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também