Transporte Moderno – Qual a expectativa da Iveco para o mercado de caminhões em 2025?
Carlos Fraga – A nossa projeção para 2025 é que o mercado de caminhões permaneça estável em comparação a 2024, com leve crescimento na produção e nos emplacamentos. Estamos alinhados com as expectativas da Anfavea, que indicam desafios, como a alta nas taxas de juros, dificultando o acesso ao crédito, e a persistente valorização do câmbio. Para enfrentar esses desafios, nossa estratégia é manter o crescimento sustentável alcançado nos últimos anos, por meio de um portfólio completo de produtos, com opções multienergéticas, além de pacotes de soluções em serviços, com ênfase na conectividade. O objetivo é garantir rentabilidade para o cliente em diversas missões no transporte de cargas.
Transporte Moderno – Como a Iveco iniciou 2025? Como está o ritmo de trabalho na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais?
Carlos Fraga – A Iveco iniciou 2025 em ritmo de atividades constante, e a fábrica de Sete Lagoas está operando em dois turnos. Estamos otimistas em relação às encomendas para este ano, especialmente com o impulso da demanda nos setores de agronegócio e e-commerce, que devem ser grandes responsáveis por esse crescimento.
Transporte Moderno – Qual é a projeção da empresa em relação aos veículos a gás?
Carlos Fraga – Atualmente, a Iveco se destaca como a única montadora da América Latina a oferecer um portfólio 100% movido por propulsão alternativa. A marca lidera a descarbonização do transporte na região, com inovações em tecnologias sustentáveis, por meio de seu portfólio multienergético, que inclui modelos como o eDaily, o Tector NG e o S-Way NG. Em 2025, seguiremos com foco na descarbonização, ampliando nossa atuação e consolidando nossa liderança nesse segmento.
Transporte Moderno – Qual a expectativa da Iveco para o mercado externo?
Carlos Fraga – A nossa expectativa para o mercado externo é extremamente positiva, com foco na América Latina. Continuaremos a expandir nossa presença nos mercados importadores, como Paraguai, Chile, Peru e Colômbia, atendendo às diversas demandas do transporte de cargas com os caminhões fabricados no Brasil, na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, em Córdoba, na Argentina. Para isso, contamos com uma rede de distribuidores altamente capacitada em diversos países da região. Um exemplo disso é a inauguração, em janeiro, de um novo ponto de atendimento em Encarnación, no Paraguai, em parceria com o Grupo Rodomaq, o que amplia nossa cobertura e os serviços oferecidos aos transportadores da região.
Transporte Moderno – Quais são os planos da Iveco para a rede de concessionárias?
Carlos Fraga – Em 2025, continuaremos a expansão da rede de atendimento da Iveco no Brasil, que já está presente em 100% do território nacional, de norte a sul. Além de expandir, estamos investindo na padronização do atendimento em todos os pontos, por meio da Iveco Academy, para garantir atendimento ágil e assertivo tanto na venda quanto no pós-venda.
Transporte Moderno – Em 2025, a Iveco encerra um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão aplicado na renovação da sua linha de produtos. A empresa já tem definido o valor para o novo ciclo de investimentos?
Carlos Fraga – Embora ainda não tenhamos a definição de um novo investimento, nosso plano é continuar realizando aportes significativos. Durante a Fenatran de 2024, anunciamos um investimento de R$ 510 milhões em pesquisa e desenvolvimento, com previsão entre 2024 e 2028. Estamos direcionando esses investimentos para o avanço de novas tecnologias, com ênfase em conectividade, automação e inteligência artificial. Além disso, desenvolvemos soluções para a otimização de custos operacionais e a personalização das operações dos caminhões, como o Iveco SEU, um software de eficiência que permite a personalização do desempenho dos veículos.
Transporte Moderno – A Iveco vê espaço para os elétricos crescerem no Brasil? Como a empresa avalia este mercado?
Carlos Fraga – A Iveco enxerga um grande potencial de crescimento para os caminhões elétricos no Brasil, especialmente no segmento de veículos leves. Em nosso portfólio multienergético, destacamos o eDaily, que mantém a robustez da linha Daily, incorporando tecnologias sustentáveis. Com o aumento da demanda por soluções ecológicas, acreditamos que os caminhões elétricos terão um papel cada vez mais relevante no futuro, com ênfase no uso em grandes centros urbanos.
Transporte Moderno – A Iveco fechou 2024 com 8.767 caminhões vendidos no mercado brasileiro, 6,2% abaixo dos 9.350 veículos comercializados em 2023, segundo a Anfavea. A que a Iveco atribui essa queda?
Carlos Fraga – A Iveco registrou um crescimento de 7,7% nos emplacamentos de veículos acima de 3,5 toneladas em comparação a 2023. Vale ressaltar que entidades como a Anfavea utilizam segmentação que exclui alguns modelos da linha Daily do total de vendas da Iveco por não serem considerados caminhões e sim caminhonetes. No segmento de caminhões leves chassi-cabine, a marca reforçou sua liderança com a linha Daily, que alcançou 41% de participação de mercado em 2024. Esse desempenho representa um crescimento de 35% no volume de vendas e um aumento de 6,2 pontos percentuais na participação de mercado em relação ao ano anterior. O resultado reflete nossa capacidade de inovação e adaptação às necessidades do mercado, consolidando ainda mais nossa posição de destaque no setor de transporte de cargas.
Transporte Moderno – Como foi o desempenho do caminhão S-Way?
Carlos Fraga – O S-Way obteve resultados extremamente positivos em 2024, com um crescimento de 17% nos emplacamentos em comparação a 2023. O modelo se consolidou como uma das principais opções de caminhão pesado no Brasil, conquistando uma fatia crescente do mercado, especialmente no setor agropecuário. Em janeiro deste ano, o S-Way entrou no Top 10 dos caminhões pesados mais vendidos, com mais de 200 unidades emplacadas.Quem testa o S-Way reconhece imediatamente a alta qualidade do modelo e os benefícios que ele oferece aos transportadores, destacando-se pelo excelente TCO (custo total de operação). Entre suas versões, destaco a opção com suspensão pneumática (disponível nas versões 4×2 e 6×2), ideal para o transporte de cargas mais frágeis, e a versão S-Way NG, movida a gás natural e biometano, que contribui para a descarbonização do transporte de cargas. O S-Way segue ampliando sua participação neste mercado estratégico, com foco especial no agronegócio, um setor essencial para a economia do país.
Transporte Moderno – O que a Iveco prepara para 2025 para manter o bom desempenho no mercado brasileiro?
Carlos Fraga – Em 2025, continuaremos a impulsionar o crescimento dos emplacamentos por meio de estratégias comerciais eficazes, com destaque para o apoio da Iveco Capital, que oferece condições comerciais especiais. Além disso, seguiremos aprimorando nossos produtos para proporcionar o melhor TCO do setor. Nossa expectativa é que o crescimento seja impulsionado pelo bom desempenho do agronegócio, que gera demanda por caminhões pesados, e pelo avanço contínuo do transporte urbano, com destaque para a linha Daily e as versões da linha Tector. Estamos prontos para aproveitar as oportunidades que surgirem e permanecemos comprometidos em criar novos caminhos para consolidar ainda mais nossa presença no mercado nacional, sempre focados nas necessidades dos nossos clientes.