A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, iniciou 2025 com recorde na movimentação de janeiro, alcançando 134.615 TEUs, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O volume total foi de 871 mil toneladas, impulsionado pelo crescimento de 19% nas importações do setor automotivo e de 59% no segmento de eletrônicos e metalmecânica.
As exportações representaram 65% do volume total, com destaque para carnes e congelados (245 mil toneladas) e madeira (104 mil toneladas). O terminal também registrou recorde de atracações, com 91 navios no período. “O aumento expressivo reflete nossa capacidade de crescimento e eficiência”, afirma Felipe de França, gerente de planejamento de operações da TCP.
A expansão do terminal foi favorecida pela adção de novas rotas: seis serviços de longo curso e dois de cabotagem, totalizando 25 escalas semanais. “Nosso diferencial está na flexibilidade operacional e na neutralidade comercial, permitindo mais opções logísticas”, destaca Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP.
Outro fator positivo foi a ampliação do calado operacional de 12,1 para 12,6 metros, permitindo que navios transportem cerca de 400 TEUs adicionais por escala. Com esses avanços, a TCP consolida sua posição como um dos principais hubs logísticos do Brasil.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.