Comboio fluvial transportará 75 mil toneladas de grãos de Porto Velho até o Porto de Santarém

Novo empurrador com motores de 12 cilindros Mitsubishi Marine estreia o maior comboio fluvial do Brasil em volume de carga

Redação

Em um feito inédito para o transporte fluvial de grãos no Brasil, a Bertolini irá operar o maior comboio fluvial do país, composto por 30 barcaças e transportando 75 mil toneladas de grãos — o equivalente a 1.500 caminhões. A partir de Porto Velho, Rondônia, o comboio seguirá em direção ao Porto de Santarém, Pará, marcando uma nova fase no setor de transporte fluvial e ampliando significativamente a capacidade logística da empresa.

Este feito foi possível graças à combinação de anos de pesquisa e inovação, juntamente com o uso de um sistema de propulsão avançado, que inclui 4 motores Mitsubishi de alta performance do modelo S12R-MPTA. Construído no estaleiro Beconal, o empurrador Bertolini CL possui aproximadamente 450 toneladas de porte bruto e motores V-12 de 1180 hp cada, oferecendo a capacidade de expandir os comboios de 20 para 30 barcaças, estabelecendo um novo padrão para a indústria.

Flávio Silveira, diretor industrial das Empresas Bertolini, destaca que o empurrador reflete o compromisso da empresa em melhorar a eficiência e ampliar a capacidade de carga no transporte fluvial. “Com mais potência, conseguimos aumentar nossa capacidade de carga por viagem, o que nos permite ganhos de escala e a redução do tráfego de caminhões nas estradas”, afirma Silveira. Ele também recorda que a parceria entre a Bertolini e a Mitsubishi vem desde 2006, consolidando uma colaboração de longa data.

Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, ressalta os motores Mitsubishi, que são projetados para garantir facilidade na instalação, manutenção e operação. “Esses motores possuem controles mecânicos simples, permitindo intervenções rápidas e eficazes, e atendem às mais rigorosas normas de emissões, como as da EPA e da IMO”, explica Teixeira. A Mitsubishi Marine conta com a distribuição e suporte da Riomar Naval no Brasil, o que contribui para a ampliação do seu alcance e eficiência no mercado nacional.

Transporte fluvial e a nova fronteira agrícola

O transporte fluvial de grãos tem sido um pilar fundamental para a movimentação da produção agrícola no Centro-Oeste brasileiro. Há algumas décadas, a soja produzida no cerrado era transportada por rodovias até os portos de Santos e Paranaguá. Atualmente, os grãos seguem pelos rios da margem sul do Amazonas, chegando a terminais em Itacoatiara, Santarém, Porto Velho e Belém, de onde são transferidos para navios e enviados ao mercado externo. Esse modelo logístico não apenas otimiza o escoamento da produção, mas também contribui para o deslocamento da fronteira agrícola do Brasil, promovendo maior eficiência e sustentabilidade.

A Mitsubishi Marine oferece motores de diferentes configurações, como o S12R, um motor de 12 cilindros, com 1180 hp por unidade, projetado para atender às necessidades da navegação fluvial. A empresa tem ampliado constantemente seu portfólio para atender à crescente demanda do setor.

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