Bunge e Martelli Transportes testam caminhões Volvo com biocombustível B100

Os veículos são abastecidos com biocombustível renovável, composto por óleo de soja, produzido pela Bunge. Para rodar com 100% de biodiesel, a Volvo fez um projeto de motor exclusivo, disponível sob encomenda para o modelo FH

Redação

A Bunge e a Martelli Transportes iniciaram uma operação com biocombustível B100 em 10 caminhões Volvo adquiridos pela transportadora. Os veículos utilizam biocombustível 100% renovável, produzido pela Bunge em sua fábrica de biodiesel em Nova Mutum (MT).

Para operar com B100, a Volvo desenvolveu um motor exclusivo para o modelo FH, permitindo flexibilidade de rodagem entre B14 e B100. “Nosso compromisso é zerar as emissões de CO₂ até 2040, e essa solução é um avanço nesse objetivo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

Os caminhões serão usados exclusivamente no transporte de farelo de soja entre Nova Mutum e o terminal TRO, em Rondonópolis (MT), com um contrato de dois anos. Serão transportadas cerca de cinco mil toneladas de farelo por mês, utilizando 50 mil litros de B100 mensalmente. O projeto, aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), visa analisar rendimento, rentabilidade e desempenho ambiental. Segundo a EPA, o B100 reduz em até 99% as emissões de CO₂ em relação ao diesel convencional.

A Bunge avança em sua estratégia de descarbonização, com metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) para reduzir em 25% as emissões de escopos 1 e 2 e em 12,3% as de escopo 3 até 2030. “Combustíveis de fontes vegetais têm papel crucial na transição energética”, diz Charles Vieira, diretor de logística da Bunge. Genir Martelli, sócio da Martelli Transportes, reforça que a descarbonização é um desafio viável com o apoio de clientes e fornecedores.

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