Azul Cargo realiza voo inaugural dos Airbus A321P2F e expande sua capacidade logística

As duas novas aeronaves cargueiras serão fundamentais para otimizar a movimentação de cargas da Azul entre São Paulo, Amazonas e Pernambuco, além de impulsionar a ampliação das rotas nacionais e internacionais

Aline Feltrin

De Campinas (SP)

A Azul Cargo Express realizou, no último sábado (15), o voo inaugural dos seus dois aviões ‘cargueiros puros’ Airbus A321P2F. As aeronaves decolaram do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com escala em Recife (PE), antes de seguirem para Manaus. A rota se tornará parte das operações regulares da companhia. A adição de mais esses cargueiros à frota reforça a estratégia de ampliação das rotas da Azul Cargo.

O foco inicial das operações será melhorar a logística entre os estados de São Paulo, Amazonas e Pernambuco, com destaque para a entrega de produtos de e-commerce, flores, alimentos perecíveis, peças industriais, cosméticos, vestuário e medicamentos.

Segundo Dario Matsuguma, gerente de frota cargueira da Azul Cargo, “em breve as aeronaves serão adicionadas em outras rotas nacionais e internacionais.”

Ele também antecipou que a Azul já está se preparando para, no futuro, realizar o transporte de animais em seus novos cargueiros, que são equipados com um sistema de ventilação avançado e especialmente adequado para esse tipo de operação.

A chegada do A321P2F, com capacidade para transportar até 27 toneladas por voo, representa aumento de 39% na capacidade de carga em relação ao modelo anterior, o Boeing cargueiro 737. A aeronave tem também 50% a mais de volume por viagem e mais flexibilidade operacional.

(Foto: Aline Feltrin)

Dario Matsuguma ressalta que o Airbus A321P2F oferece uma autonomia superior, com alcance de 4,5 horas de voo, superando as 3,5 horas do modelo anterior, que será desativado e devolvido à fabricante, pois foi obtido por meio de leasing — uma modalidade predominante tanto no Brasil quanto no mercado global para a aquisição de aeronaves.

A substituição de aeronaves traz uma ampliação nas capacidades operacionais da companhia. “Além de mantermos a estrutura anterior, conseguimos expandir nosso potencial de operação. Isso permite voos diários mais frequentes e ampliação nossa capacidade de transporte anual”, afirmou.

O A321P2F, versão adaptada para o transporte de carga, apresenta uma sinergia natural com a frota de passageiros da Azul, majoritariamente composta por modelos Airbus. Essa integração resulta em maior eficiência na infraestrutura de manutenção e no treinamento de pilotos, que já estão familiarizados com esse modelo, conforme a companhia aérea. Uma curiosidade interessante é que o cockpit do cargueiro é idêntico ao das aeronaves de passageiros da frota.

“Com essa sinergia entre cargueiros e aeronaves comerciais, conseguimos atender tanto a demandas de grandes volumes de carga paletizada quanto a carga tradicional de porão. A flexibilidade é uma vantagem importante para os nossos clientes corporativos”, explica Matsuguma.

Aeronaves menos poluentes

Segundo a Azul Cargo, as novas aeronaves também oferecem uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada por ano na comparação com a frota anterior, o que reflete diretamente em uma diminuição significativa nas emissões de  CO₂, com uma economia de até 9.000 toneladas anuais por aeronave.

A iniciativa está alinhada com a meta da Azul Linhas Aéreas, à qual a Azul Cargo Express pertence. A companhia tem como meta alcançar a neutralidade de carbono em 2045 – cinco anos antes do prazo estabelecido globalmente para o setor de aviação. Desde 2016, a companhia já reduziu cerca de 20% das emissões de carbono por passageiro por quilômetro (RPK), devido aos investimentos contínuos em renovação de frota e em tecnologias mais limpas. Em 2022, o programa de eficiência no consumo de combustível resultou em uma economia de 134.211 toneladas de CO₂, evidenciando um aumento na eficiência operacional em comparação a 2021.

Expansão das rotas e e-commerce

Com a introdução do A321P2F, a Azul Cargo fortalece sua posição no crescente mercado de e-commerce, um dos maiores impulsionadores da logística aérea da companhia. Hoje, o e-commerce representa 35% de tudo o que a Azul Cargo transporta, segundo Matsuguma. “Somente no ano passado, o e-commerce cresceu 30% em nossas operações”, revelou.

Atualmente, a companhia já atende mais de 5.000 municípios brasileiros com entregas rápidas em menos de dois dias. A expectativa, segundo Matsuguma, é que, com a adição dos novos cargueiros, os prazos sejam ainda mais reduzidos, aumentando a eficiência na distribuição de produtos.

Além dos dois ‘cargueiros puros’, a frota da Azul é composta por um Embraer Classe F, cinco ATR – QC e um Caravan. A Azul Cargo também opera aeronaves “quick change”, que podem ser convertidas de passageiros para cargueiros e vice-versa, aumentando ainda mais sua flexibilidade operacional e permitindo o transporte de uma ampla gama de produtos. Matsuguma observa que, com esses recursos, a Azul Cargo não só atende a grandes volumes de carga, mas também a pacotes menores, refletindo uma mudança no perfil das demandas do mercado.

Segundo ele, a pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo no setor de cargas aéreas, com a Azul Cargo desempenhando um papel crucial no transporte de vacinas e itens essenciais durante a crise. “A adaptação para atender à crescente demanda de e-commerce, no entanto, continuará a ser um dos principais motores de inovação para a companhia”, finalizou.

Hub logístico de Campinas

O hub logístico da Azul em Campinas, situado no aeroporto de Viracopos, de onde partiu o primeiro voo dos novos cargueiros, é o principal da companhia aérea.

Em janeiro de 2025, o Aeroporto Internacional de Viracopos movimentou um total de 17.846 toneladas de carga, considerando operações domésticas e internacionais. Do total transportado, 4.807 toneladas referem-se a cargas domésticas, enquanto 13.039 toneladas foram transportadas em operações internacionais. Esse volume representa uma redução de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024.

Além disso, a carga expressa (Courier Cargo) totalizou 638 toneladas, sendo toda proveniente de operações internacionais, já que não houve movimentação doméstica nesse segmento. Comparado a janeiro de 2024, esse volume representa um aumento de 5,63%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também