Porto de Santana, no Amapá, receberá R$ 89 milhões em investimentos do governo federal

Com o aporte, serão realizadas a expansão do Píer 1, dragagem de aprofundamento e pavimentação, além do aumento da capacidade de carga

Redação

O governo federal anunciou investimento de R$ 89 milhões para modernizar o terminal MCP03 no Porto de Santana, no Amapá. O arrendamento de 25 anos visa aumentar a capacidade de armazenagem de grãos como soja e milho. A expectativa é que sejam criados mais de 500 empregos diretos.

A operação de armazenagem de grãos, como soja e milho, será realizada no terminal, com o contrato de arrendamento, assinado em dezembro de 2024, valido até 2049. Entre as melhorias previstas estão a expansão do Píer 1, dragagem de aprofundamento e pavimentação. O projeto irá aumentar a capacidade de carga do terminal, que passará de 450 mil toneladas para 917 mil toneladas, favorecendo o escoamento da produção agrícola local e contribuindo para o fortalecimento da cadeia logística do agronegócio.

O terminal MCP03, localizado dentro da Poligonal do Porto Organizado de Santana, ocupa uma área de 11.677 m² e é dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. As melhorias previstas incluem a expansão dos berços de atracação, aumento do calado operacional e melhorias no acesso terrestre. Essas intervenções fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visam consolidar o Porto de Santana como um dos principais corredores logísticos do agronegócio brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também