Como parte da sua estratégia para expandir sua participação no mercado de lubrificantes, tanto no Brasil quanto na América do Sul, a Vibra Energia lançou o Lubrax TRM 5 Plus, um óleo mineral avançado, projetado para otimizar a performance e a durabilidade de sistemas de transmissão de veículos pesados. O produto chega para atender a uma necessidade identificada pela empresa: a modernização dos lubrificantes de transmissão e eixos diferenciais, que, até então, utilizavam tecnologias mais antigas, desenvolvidas nas décadas de 1960 e 1970.
Thiago Veiga, gerente de desenvolvimento de produtos combustíveis e lubrificantes da Vibra, destaca que a evolução dos veículos e o crescente fortalecimento das frotas de transporte rodoviário – responsável por mais de 60% do transporte de carga no Brasil – exigem produtos mais eficientes e duráveis. “A demanda por lubrificantes de alta performance se intensificou com o avanço do mercado de transporte pesado”, afirma Veiga.
Além disso, o executivo reforça que a Vibra já obteve a aprovação de montadoras para o Lubrax TRM 5 Plus, o que facilita sua introdução no mercado de transporte de carga e passageiros. “O óleo mineral foi desenvolvido para oferecer alta estabilidade térmica, resistência à oxidação e durabilidade excepcional, sendo ideal para transmissões manuais, eixos diferenciais convencionais e eixos finais de veículos comerciais e pesados, além de veículos off-road”, explica.
A empresa também revelou que será a fornecedora exclusiva para a Mercedes-Benz do primeiro abastecimento de lubrificantes para diferenciais e eixos dos caminhões e ônibus produzidos no Brasil. A vantagem desse novo lubrificante, segundo a Vibra, é a redução de custos operacionais para os transportadores. A promessa é que o Lubrax TRM 5 Plus permite estender o intervalo entre as trocas de óleo de 40 mil para até 240 mil quilômetros, gerando economias financeiras significativas para as empresas de transporte, além de diminuir a quantidade de resíduos, trazendo benefícios ambientais.
Expansão da capacidade de produção
Além do lançamento do novo lubrificante, a Vibra fez investimentos superiores a R$ 100 milhões em infraestrutura para fortalecer sua presença no mercado. Em 2024, dobrou a capacidade de produção da sua fábrica de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para 500 milhões de litros por ano. Com a iniciativa e melhorias em automação, a planta se tornou uma das cinco maiores e mais tecnológicas fábricas de lubrificantes do mundo. Segundo Veiga, a unidade também abriga um centro de desenvolvimento e tecnologia, funcionando como o ‘berçário’ da marca, que agiliza o processo de criação e aprimoramento de novos produtos.
Essa expansão da capacidade produtiva é estratégica para aumentar a participação da Vibra no fornecimento de lubrificantes para montadoras, um segmento onde a empresa ainda possui uma fatia modesta. O foco está na internacionalização da marca Lubrax e no crescimento da participação no mercado sul-americano, com destaque para países como a Argentina, onde a penetração ainda é limitada.
A Vibra também enxerga potencial de crescimento em setores em expansão, como a mineração, onde sua presença ainda é discreta, especialmente na Argentina. O fortalecimento da capacidade produtiva e a busca por novos mercados fazem parte da estratégia da empresa para alcançar um crescimento robusto até 2030.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.