Randoncorp e Gerdau ampliam parceria em economia circular

As empresas buscam reduzir as emissões de carbono e otimizar o transporte

Redação

A Randoncorp e a Gerdau anunciaram uma ampliação de sua parceria estratégica com foco na economia circular. A iniciativa visa otimizar a reciclagem de sucata metálica, que antes era comercializada por meio de leilões, e reintroduzi-la no processo de produção de aço da Gerdau, em Charqueadas (RS). O material reciclado poderá ser utilizado tanto pela Randoncorp quanto por outras empresas.

A parceria também abrange outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio de materiais para aterros e maximizar o reaproveitamento no processo produtivo. Com o novo modelo, a Randoncorp reciclará 10 mil toneladas de sucata metálica anualmente, representando um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. A Gerdau, por sua vez, busca reduzir as emissões de carbono e otimizar o transporte, já conseguindo uma redução de 20% nas coletas diárias.

A reciclagem de aço, um material 100% reciclável, é fundamental para a mitigação das mudanças climáticas, pois reduz o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa. A Gerdau, que já possui uma das menores médias de emissões do setor, pretende reduzir ainda mais suas emissões, alcançando 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço até 2031.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também