O Porto de Santos foi o palco do lançamento, nesta terça-feira (11), de uma nova plataforma digital destinada a aprimorar a segurança nas operações dos portos brasileiros. A inovação tem como objetivo transformar a maneira como a segurança e proteção nos portos são gerenciadas.
A nova plataforma, chamada OiBR, substituirá o antigo aplicativo Oi-Cepai, sendo pioneira no Porto de Santos e em seguida sendo expandida para outras localidades. A principal função da OiBR é centralizar e modernizar o registro de ocorrências de segurança nos portos, oferecendo uma solução inteligente que facilita a tomada de decisões estratégicas tanto em segurança operacional (safety) quanto em segurança portuária (security). O sistema também agrega dados de forma estruturada, permitindo uma análise mais precisa de incidentes e ajudando a prevenir alarmes falsos.
O projeto, que começa com a experiência nos portos de Santos e São Sebastião, está alinhado à Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai-SP). O objetivo é expandir a plataforma para outros portos brasileiros, aproveitando a experiência do Porto de Santos como modelo de inovação no setor.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.