A Usiquímica, uma das principais referências no setor químico brasileiro, acaba de anunciar um plano de investimentos no valor de R$ 120 milhões para o segmento de lubrificantes, com foco no desenvolvimento de suas operações até 2028. A empresa, que já é conhecida pela produção de produtos como hidróxido de amônio e soluções para o setor automotivo, como o ARLA 32, vê neste movimento uma oportunidade estratégica para consolidar sua posição no mercado e acelerar seu crescimento.
O investimento estará direcionado para a ampliação e modernização da planta adquirida em Diadema (SP), além de melhorias em automação de processos, marketing e capacitação de colaboradores. A companhia também aposta na ampliação de sua capilaridade nacional, com foco no fortalecimento de seus canais de distribuição e no desenvolvimento de novos produtos inovadores, como óleos agrícolas e novos lubrificantes automotivos
A Usiquímica deu um passo importante ao adquirir, no final de 2024, os negócios de lubrificantes da YPF Brasil, empresa controlada pela argentina YPF S.A. A aquisição, que inclui a produção e comercialização das marcas Valvoline e YPF Lubrificantes no Brasil, posiciona a companhia como um player de destaque nesse setor. Desde 2017, a Usiquímica já detinha os direitos exclusivos da Valvoline no país e, com o acordo, passará a atuar também com a marca YPF a partir de 2025.
Com a aquisição, a Usiquímica dobrou sua participação no mercado de lubrificantes, passando de 1% para 3%, e se consolidou como a sexta maior empresa do setor no Brasil, com expectativa de dobrar sua receita anual até 2025.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.