Internacionalização: Volkswagen lança caminhões extrapesados no Chile

A novidade marca a entrada da montadora no sexto mercado internacional; o objetivo é aumentar a participação de vendas em mais de 30 países

Redação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou no Chile os modelos extrapesados Constellation 25.460 para operações rodoviárias e 33.460 para o segmento off-road. Com a novidade, a VWCO marca a entrada no sexto mercado internacional desde que iniciou a comercialização de veículos extrapesados. Além do Chile, os modelos Constellation estão presentes na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Brasil.

De acordo com Matheus Francesco, supervisor de Vendas Internacionais da VWCO, a empresa segue uma estratégia de expansão internacional. “Nosso objetivo é crescer internacionalmente com base em três pilares: a entrada em novos segmentos, a expansão para novos países e o aumento da participação nos mercados onde já estamos presentes.”

Nos últimos dois anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revisou sua estratégia de internacionalização, com foco em aumentar sua participação em mais de 30 países. A meta é elevar a exportação de veículos fabricados em Resende (RJ), que hoje representa entre 15% e 20% da produção, para mais de 35%. A empresa também busca fortalecer sua presença não apenas na América Latina, mas também em mercados estratégicos da África, Oriente Médio e Sudeste Asiático.

A estratégia de internacionalização da VWCO também inclui o lançamento do modelo Meteor em diversos países da América Latina, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Costa Rica, completando a oferta de produtos para atender a todos os segmentos de mercado.

Exportação de mais de 180 mil veículos

Desde 1981, ano em que a VWCO iniciou suas exportações, a empresa tem consolidado sua presença no mercado internacional. Ao longo de suas quatro décadas de trajetória, a companhia exportou mais de 180 mil veículos, com destaque para os mercados vizinhos, como Chile, Paraguai e Argentina.

“No Brasil, celebramos 40 anos de uma trajetória marcada pela busca constante de adaptação e qualidade. Agora, temos a oportunidade de consolidar nossa presença em países vizinhos e em mercados de outros continentes, com produtos que atendem às necessidades de clientes que priorizam o custo-benefício, mais do que produtos premium”, afirma a empresa.

Além da expansão da oferta de produtos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus planeja ampliar seus serviços de pós-venda internacionalmente. A estratégia inclui replicar no exterior o modelo de atendimento, com pontos de assistência técnica em diversas localidades. A companhia também aposta em ferramentas de conectividade para apoiar os novos mercados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também