Governo anuncia ações para reduzir impactos ambientais em portos, aeroportos e hidrovias; entenda

Entre as principais medidas estão a eletrificação de portos e acordos internacionais para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis

Redação

O Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) anunciou 15 ações para reduzir os impactos ambientais de portos, aeroportos e hidrovias, como parte de sua política de sustentabilidade. Entre as principais medidas estão a eletrificação de portos e acordos internacionais para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel ou Combustível Sustentável de Aviação).

A eletrificação visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos navios, que normalmente ficam ligados a motores a diesel enquanto aguardam para atracar.

Durante a COP30, em novembro, o Brasil implementará uma solução temporária para reduzir as emissões dos navios utilizados como hotéis flutuantes, com o uso de gás natural liquefeito, que reduz até 30% as emissões em comparação com o diesel. A agenda também inclui a criação do índice de desenvolvimento ambiental hidroviário e um comitê interministerial para a navegação sustentável, além de acordos com países como Noruega e Singapura para a criação de corredores verdes.

Outra ação será a produção de SAF no Brasil por meio de uma parceria com a Universidade da Aviação da China. O MPor também lançará o “selo verde”, destinado a empresas que adotem práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), com níveis variados de certificação. A entrega dos selos ocorrerá antes da COP30.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também