A Portonave, localizada em Navegantes, no estado de Santa Catarina, se destacou como o terminal portuário mais eficiente do Brasil em 2024, segundo o mais recente ranking divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A Companhia liderou a produtividade de navio, principal indicador de eficiência portuária, alcançando uma movimentação média de 118 contêineres por hora por navio, a maior taxa entre todos os portos brasileiros. Esse resultado representou um expressivo crescimento de 42% em relação ao desempenho de 2023.
A produtividade de navio, indicador-chave na operação portuária, mede a quantidade de Movimentos por Hora (MPH) realizados na carga e descarga de contêineres. No cais da Portonave, até seis portêineres (guindastes de uso portuário) são empregados nas operações, garantindo a alta eficiência no processo. No total, o terminal movimentou 1.261.130 TEUs (equivalente a contêineres de 20 pés) em 2024, apresentando uma redução de apenas 5% em comparação com 2023, um número impactado pelas obras em execução em metade do cais.
Movimentação de contêineres cheios
Além da liderança em produtividade, a Portonave conquistou uma significativa participação no mercado nacional. Em 2024, o terminal respondeu por 12% da movimentação de contêineres cheios de longo curso, posicionando-se como o terceiro maior terminal do Brasil nesse segmento, conforme dados da Datamar, consultoria especializada no setor marítimo. A operação de exportação foi impulsionada por produtos como madeira, carne congelada e papel, com a China sendo o principal destino, seguida pelos Estados Unidos e México.
No segmento de importação, os destaques foram os produtos plásticos, maquinários e têxteis, com a China também liderando entre os países de origem, seguida pelos Estados Unidos e Índia. Entre os registros mais relevantes, a Portonave se manteve líder nacional na exportação de carne suína, com 24 mil TEUs movimentados, representando 35% do mercado brasileiro, com destino principal à China. A importação de pneus também teve um desempenho notável, com 30 mil TEUs movimentados, representando 33% de toda a importação nacional.
A Companhia observou um aumento expressivo na exportação de maquinários, que dobrou em 2024, com 28 mil TEUs despachados, especialmente para o México. Por outro lado, a importação de cerâmica subiu significativamente, com um aumento de oito vezes, somando 9 mil TEUs, com origem principal na China.
Com 17 anos de operação, a Portonave já movimentou um total de 13,6 milhões de TEUs e se prepara para enfrentar novos desafios, incluindo a recepção de navios maiores, de até 400 metros de comprimento. Para isso, está em curso a obra de expansão do cais, um investimento privado de cerca de R$ 1 bilhão. A primeira fase da obra, iniciada em janeiro de 2024, já alcançou cerca de 70% de conclusão, com o lado leste do cais (450 metros) em obras, enquanto a operação segue na outra metade da estrutura.
A companhia afirma que se tornará parte da lista de terminais portuários aptos a receber as maiores embarcações do mundo, desde que o canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu também passe por melhorias.
Recordes em acessos de caminhões
Outro marco relevante em 2024 foi o aumento no número de acessos de caminhões ao terminal. A Portonave registrou um total de 640.301 acessos de caminhões ao longo do ano, um recorde histórico. Diariamente, o terminal atendeu cerca de 2 mil caminhoneiros, com o tempo médio de permanência de apenas 31 minutos. O pico de movimentação foi atingido em um único dia, quando 3.308 caminhões acessaram o terminal.
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