A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, concluiu a captação de R$ 1 bilhão por meio da emissão de debêntures. O montante será destinado à realização de novos investimentos na malha ferroviária da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), dentro do processo de renovação antecipada da concessão, atualmente em análise pelo Ministério dos Transportes.
Os recursos arrecadados serão aplicados em melhorias, como a modernização da via permanente, a construção e a ampliação de pátios ferroviários e a atualização do material rodante da FCA. O CEO da VLI, Fábio Marchiori, destacou que, desde sua fundação, a companhia já investiu mais de R$ 14 bilhões (valores corrigidos) na FCA. Esse volume representa mais do que o total de caixa gerado pela operação da concessão, com a diferença sendo coberta por aportes de capital da própria VLI.
Além disso, a VLI tem destinado recursos para a construção e modernização de terminais integradores, que conectam os modais rodoviário e ferroviário. Conforme a companhia, esses terminais são fundamentais para a eficiência logística de produtos como grãos, açúcar, fertilizantes, celulose, insumos siderúrgicos, minérios, entre outros, aumentando a competitividade e o escoamento de cargas no país.
A Ferrovia Centro-Atlântica, que opera desde sua privatização em 1996, já transferiu cerca de R$ 17,5 bilhões (valores corrigidos pelo CDI/SELIC) aos cofres públicos, referente à outorga e arrendamento da concessão, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura logística nacional.
De acordo com Marchiori, a captação realizada pela VLI prepara a empresa para novos investimentos assim que a renovação da concessão da FCA for formalizada, o que está previsto para 2026. Ele ainda adiantou que novas captações de recursos devem ocorrer apenas após a concretização do processo, que já passou por audiências públicas.
Na operação, o BTG Pactual, o BNDES e o ABC Brasil atuaram como coordenadores da emissão, com o BNDES subscrevendo 50% do valor, especialmente na tranche de mais longo prazo. A proposta de investimento, conforme a portaria do Ministério dos Transportes, é estimada em R$ 3,9 bilhões.
Investimentos e obras na FCA
O plano de investimento prevê a construção de sete pátios ferroviários em pontos estratégicos dos Corredores Sudeste e Leste da FCA. Esses pátios terão impacto significativo na melhoria da eficiência operacional da ferrovia. Além disso, cerca de R$ 600 milhões serão destinados à manutenção de trilhos e dormentes em toda a malha da FCA. Um outro ponto destacado no projeto é a modernização do material rodante, com a substituição de mais de 6 mil unidades de rodeiros de vagões, estimando-se um custo de R$ 100 milhões.
Renovação da concessão
A proposta de renovação antecipada da concessão da FCA, que está sendo analisada pelo governo, abre perspectivas para uma nova fase de investimentos. O plano inclui a modernização da malha ferroviária, a aquisição de novos vagões e locomotivas, além do aumento da capacidade de transporte de cargas, especialmente nos segmentos de maior relevância para a economia brasileira.
Além disso, o processo contempla a realização de obras para resolver conflitos urbanos ao longo da ferrovia, gerando benefícios não apenas para a operação, mas também para as comunidades locais e para a economia do país. Marchiori destacou que a renovação antecipada tem como objetivo garantir um novo ciclo de investimentos, criando milhares de empregos e oferecendo sustentabilidade para a operação da FCA, que, isoladamente, é deficitária.
Ele afirmou ainda que a VLI continuará a promover sinergias com seus outros negócios, como terminais portuários e integradores, ferramentas digitais de gestão logística e tecnologias de pesquisa e desenvolvimento. “Essas iniciativas têm sido fundamentais para a viabilidade dos investimentos e para a eficiência operacional da FCA, conectando as estruturas da ferrovia aos demais segmentos da VLI”, disso o CEO.
“A renovação antecipada é uma oportunidade de equilíbrio para o negócio e para a logística brasileira, com um novo ciclo de investimentos de dezenas de bilhões de reais e a criação de novas oportunidades de emprego”, conclui Marchiori.
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