O Grupo CCR iniciou um projeto de eletrificação de sua frota operacional nas rodovias, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono. A primeira fase da iniciativa inclui a aquisição de três veículos 100% elétricos, que começam a operar no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, em São Paulo.
Os modelos JAC IEV1200T PLUS (guincho leve), JAC IEV330P (inspeção de tráfego) e JAC E-JV12 (viatura de resgate) irão atuar na base do km 14 da Via Anhanguera, sendo a primeira base de rodovia no Brasil com frota elétrica. Além disso, as viaturas de resgate terão desencarceradores elétricos, substituindo os movidos a combustão.
A companhia planeja eletrificar gradualmente sua frota, com previsão de que até 2033, 82% dos guinchos leves operem de forma elétrica. A expectativa é que a introdução de cinco veículos elétricos e híbridos nesta etapa reduza as emissões de CO₂ em cerca de 70 toneladas anuais.
Além da eletrificação, a CCR está adotando biocombustíveis, com a meta de abastecer 100% de sua frota leve com etanol até 2025. Esses esforços estão alinhados ao compromisso do grupo de se tornar neutro em carbono nos escopos 1 e 2 até 2035.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.