A Sumitomo Rubber desenvolveu um método de simulação que prevê o ruído dos pneus em superfícies reais de estrada. Segundo informou a companhia, a inovação promete transformar a experiência de direção, oferecendo pneus mais silenciosos e confortáveis para os motoristas e passageiros.
Até agora, a previsão do ruído dos pneus era um desafio, devido às complexas variáveis envolvidas, como a vibração causada pelas irregularidades da estrada e as propriedades acústicas do pavimento. Contudo, a nova tecnologia da Sumitomo incorpora fatores em simulações com um melhor nível de precisão.
Ao simular com detalhes as vibrações transmitidas aos pneus, causadas pelas irregularidades das estradas, e a absorção do som pelo pavimento, a técnica atingiu uma margem de erro de apenas 1% – uma redução significativa em relação aos 5% registrados pelos métodos anteriores, segundo a empresa. O nível de precisão é alcançado com uma redução drástica no tempo de computação, que passou de um mês para uma semana.
Motoristas e meio ambiente
Conforme explicou a engenharia da empresa, pneus mais silenciosos significam viagens mais agradáveis, especialmente em veículos elétricos, que, por não emitirem ruído de motor, tornam o som dos pneus muito mais perceptível. Além disso, a redução do ruído veicular também se alinha com as novas regulamentações internacionais que exigem uma diminuição no nível de som emitido pelos veículos, o que aumenta a demanda por soluções mais eficazes.
Além do impacto no conforto, a técnica contribui para a eficiência no desenvolvimento de pneus. A Sumitomo prevê uma redução significativa no número de protótipos e no tempo de trabalho necessário para testes físicos, o que acelera o processo de produção e economiza recursos, criando um impacto positivo no meio ambiente.