O Porto de São Francisco do Sul alcançou, em 2024, o maior volume de movimentação de cargas desde sua inauguração, há 70 anos. Com um total de 17 milhões de toneladas de mercadorias, o terminal superou o recorde anterior, de 16,8 milhões de toneladas, alcançado em 2023.
O resultado é atribuído ao forte desempenho das exportações, que representaram 58% do fluxo total de cargas. Foram 9,9 milhões de toneladas no ano passado, com destaque para os grãos. A soja foi o principal produto, com 7 milhões de toneladas, seguida pelo milho, com 2,4 milhões de toneladas. A madeira também teve um bom desempenho, com 274 mil toneladas movimentadas.
No que diz respeito às importações, o Porto de São Francisco do Sul recebeu 7,1 milhões de toneladas. Deste total, 3,9 milhões de toneladas correspondem a produtos siderúrgicos, incluindo aço importado, com destaque para a cabotagem, que movimentou 2 milhões de toneladas, e as importações, que somaram 1,9 milhão de toneladas. Além disso, os fertilizantes provenientes do Oriente Médio, Rússia e Ucrânia chegaram ao terminal, totalizando 2,6 milhões de toneladas.
A Autoridade Portuária de São Francisco do Sul divulgou o número exato de 16.961.057 toneladas de carga movimentada em 2024, um marco significativo para a infraestrutura portuária do estado. Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, “o terminal está passando por um momento de obras e altos investimentos em infraestrutura, como a recente dragagem de manutenção e a derrocagem da pedra submersa.”
Em nota, Cleverton Vieira, presidente do Porto, atribuiu o balanço positivo aos investimentos em tecnologia da informação a infraestrutura aquaviária e os equipamentos de movimentação de cargas em bom estado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.