Em 2024, as concessionárias de veículos comercializaram 122.099 caminhões zero-quilômetro, alcançando um crescimento de 17,41% em relação ao ano anterior, quando foram emplacadas 103.994 unidades. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, o desempenho do setor reflete a recuperação do agronegócio e o bom desempenho de segmentos como construção civil e mineração.
Esse avanço representa o melhor resultado de vendas de caminhões desde 2021, quando foram emplacadas 127.281 unidades. A análise da Fenabrave aponta que o crescimento foi especialmente impulsionado pelo bom desempenho da economia no segundo semestre, quando os setores produtivos mencionados se mostraram mais robustos, gerando maior demanda por veículos pesados.
Um dos pontos que mais chamou a atenção da entidade foi o aumento da aceitação da tecnologia Euro 6 pelos transportadores. O novo padrão de emissão, que foi gradualmente adotado no Brasil nos últimos anos, teve um papel crucial no aquecimento do mercado de caminhões, com os transportadores optando pela troca de modelos antigos por versões mais modernas, mais econômicas e menos poluentes.
Marcelo Franciulli, diretor-executivo da Fenabrave, afirmou que os clientes mostraram uma receptividade crescente à tecnologia Euro 6. “Em 2024, o transportador percebeu os bons resultados em termos de consumo e desempenho operacional, o que os motivou a realizar a troca de caminhões mais antigos pelos modelos mais novos”, destacou.
Ele explicou que um caminhão Euro 6 pode ser bem mais econômico em comparação com modelos Euro 5, dependendo de fatores como o tipo de carga, o terreno e o estilo de direção. Contudo, a tecnologia Euro 6 implica um investimento inicial até 30% mais alto.
Volkswagen lidera o ranking de vendas
A Volkswagen Caminhões e Ônibus consolidou sua posição de liderança no mercado brasileiro de caminhões em 2024, alcançando a marca de 31.287 unidades emplacadas e conquistando 25,62% de participação no setor. A empresa superou a Mercedes-Benz, que ficou com a vice-liderança, com 28.847 caminhões vendidos e 23,63% de market share.
A Volvo ocupa a terceira posição, com 23.180 unidades faturadas e 18,98% de participação no mercado. Em seguida, a Scania aparece na quarta colocação, com 19.134 vendas e 15,67% de participação, enquanto a DAF fecha o top 5 com 9.624 caminhões vendidos e 7,88% do total.
Iveco, Foton, JAC, Hyundai e Agrale completam a lista das 10 principais montadoras de caminhões no país. A Iveco alcançou 8.798 emplacamentos, com 7,21% de participação.
A Foton ficou em sétimo, com 673 caminhões vendidos (0,55%), seguida pela JAC, com 156 unidades e 0,13%. A Hyundai, com 154 veículos emplacados, também obteve 0,13% de participação. A Agrale ocupou a décima posição, com 91 unidades vendidas e 0,07% do mercado.
Os caminhões mais emplacados em 2024
- 1. Volvo FH 540 – 7.765
- 2. VW Delivery 11.180 – 5.960
- 3. Volvo FH 460 – 4.956
- 4. DAF XF 530 – 4.608
- 5. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 4.576
- 6. Scania R 450 – 4.417
- 7. Volvo VM 290 – 4.026
- 8. Scania 460 R – 4.010
- 9. DAF XF 480 – 3.155
- 10. Mercedes-Benz Atego 1719 – 2.921
Fonte: Fenabrave
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