A MSC assumiu a liderança do ranking de 2024 da consultoria Alphaliner que classifica as 100 maiores linhas navieras do mundo por capacidade. A companhia manteve sua posição de liderança com 879 navios e uma capacidade de 6,30 milhões de TEUs, representando 20,2% da capacidade total da frota global. Em segundo lugar, ficou a Maersk, com 714 embarcações e 4,41 milhões de TEUs, o que corresponde a 14,1% da capacidade mundial. A CMA CGM ocupou a terceira posição, com 654 navios e 3,82 milhões de TEUs, representando 12,3% da capacidade global.
O Cosco Group se posicionou em quarto lugar, com 511 navios e uma capacidade de 3,31 milhões de TEUs, ou 10,6% da frota global, seguido pela Hapag-Lloyd, com 299 embarcações e 2,33 milhões de TEUs (7,5% da capacidade global).
Na sequência, apareceram a ONE, em sexto lugar, com 253 navios e 1,96 milhões de TEUs (6,3% da frota), a Evergreen, em sétimo, com 223 navios e 1,75 milhões de TEUs, e a HMM, em oitavo, com 81 embarcações e 0,89 milhões de TEUs (2,9%). ZIM e Yang Ming completaram o top 10, com 131 e 97 navios, respectivamente, somando 0,78 e 0,70 milhões de TEUs (2,3% e 2,3%).
Um caso de destaque foi o da Sea Lead Shipping, que subiu quatro posições, passando do 19º para o 13º lugar, com uma capacidade de 145.485 TEUs, equivalente a 0,6% da frota global. Vale destacar que a frota global de porta-contêineres totaliza uma capacidade de 31,4 milhões de TEUs, com um tonelagem superior a 372,4 milhões de DWT.
Ranking de volume do livro de pedidos
Em relação ao volume do livro de pedidos, a MSC também se destacou, acumulando pedidos para a construção de 139 navios, com uma capacidade de 2,09 milhões de TEUs. A CMA CGM ocupou a segunda posição, com 75 embarcações encomendadas e 1,14 milhões de TEUs. O Cosco Group ficou em terceiro lugar, com 55 navios solicitados, totalizando 0,90 milhões de TEUs. Maersk, com 54 navios e 0,77 milhões de TEUs, ocupou o quarto lugar, seguido pela ONE, com 46 embarcações encomendadas e 0,60 milhões de TEUs.
A Evergreen ficou em sexto lugar, com 49 navios e 0,57 milhões de TEUs. O ranking seguiu com Hapag-Lloyd (37 navios e 0,46 milhões de TEUs), HMM (11 navios e 0,09 milhões de TEUs), Yang Ming (5 navios e 0,07 milhões de TEUs) e ZIM (5 navios e 0,03 milhões de TEUs).
Ranking de capacidade fletada
Ao analisar a capacidade fletada, a ZIM foi a líder, com 119 navios fletados, representando 91,6% de sua capacidade. A ONE ficou em segundo lugar, com 160 embarcações fletadas, correspondendo a 59,6% de sua capacidade. Yang Ming ocupou o terceiro lugar, com 38 navios fletados (54,1% da sua capacidade). A MSC apareceu em quarto lugar, com 294 embarcações fletadas, equivalentes a 47,4% de sua capacidade.
O ranking das dez principais linhas com maior capacidade fletada ficou assim: CMA CGM (351 navios, 43,7%), Hapag-Lloyd (170 navios, 42,3%), Maersk (382 navios, 42,1%), Cosco Group (314 navios, 40,7%), Evergreen (22 navios, 34,5%) e HMM (38 navios, 15,9%).
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