Maersk avança na construção do primeiro terminal totalmente elétrico da América Latina

O terminal faz parte de um conjunto de três projetos em andamento pela APM Terminals no mundo. A empresa investirá R$ 1,6 bilhão na primeira fase do projeto, que gerará cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos

Redação

A APM Terminals Suape, integrante da rede global de terminais operada pelo Grupo A.P. Moller-Maersk, acaba de firmar parcerias com as empresas Consag, HTB e Piatec para avançar com a construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina. As três companhias serão responsáveis pelas obras de infraestrutura essenciais para o novo terminal, que promete transformar o Porto de Suape e impulsionar o desenvolvimento econômico de Pernambuco.

O terminal faz parte de um conjunto de três projetos em andamento pela APM Terminals no mundo. A empresa investirá R$ 1,6 bilhão na primeira fase do projeto, que gerará cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Além disso, o novo terminal fortalecerá a conexão de Pernambuco com portos internacionais, facilitando o comércio exterior e ampliando as oportunidades para o setor logístico. Com mais de 130 países no portfólio e 110 mil colaboradores, a APM Terminals possui 14 terminais em oito países.

Infraestrutura e sustentabilidade

A obra do pátio de contêineres ficará a cargo da Consag, especializada em projetos sustentáveis, enquanto a construção do cais e dos edifícios necessários para o Armazém (CFS), Oficina de Manutenção e reforma do prédio administrativo será realizada pelo consórcio formado pelas empresas HTB e Piatec. O consórcio também será responsável pela instalação de trilhos para guindastes STS, defensas marítimas e a dragagem do berço de atracação, além da pavimentação de alta resistência e provisão de energia em terra.

O início efetivo das obras foi simbolizado em novembro, com a cravação da primeira estaca no cais, dando a partida na execução do projeto. A expectativa é que o terminal esteja operando no segundo semestre de 2026, tornando-se o primeiro terminal de contêineres totalmente eletrificado do Brasil.

Veja também