O Grupo LATAM ampliou suas operações de carga, com foco no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Em novembro, a companhia aumentou em 38% a frequência de seus voos de passageiros para destinos estratégicos na Europa, África e Estados Unidos, em comparação com outubro de 2024. Essa expansão resultou em um incremento de 230 toneladas de capacidade de carga semanal, beneficiando diretamente os exportadores brasileiros.
De acordo com Claudio Torres Faini, diretor comercial para a América do Sul do LATAM Cargo Group, o Brasil é considerado um mercado estratégico para a companhia. “Ao aumentar as frequências e destinos, estamos conectando o Brasil ao mundo de maneira mais eficiente e direta. Isso beneficia não apenas os exportadores brasileiros, mas também empresas de todo o mundo que buscam acessar produtos e serviços de alta qualidade que o Brasil oferece”, comentou Faini.
Com o aumento das operações, a LATAM fortaleceu sua presença em três continentes – Europa, África e América do Norte – ampliando o transporte de uma variedade de produtos brasileiros para mercados-chave. A maior frequência de voos também reflete a alta demanda por exportações de produtos como frutas, pescados e carga geral, segundo a companhia aérea.
Europa e Ásia e América do Norte
A companhia intensificou sua presença na Europa, com um incremento expressivo nas rotas entre São Paulo/Guarulhos e as principais cidades europeias. Os voos para Lisboa (Portugal) passaram a contar com duas frequências diárias, exceto às quartas-feiras. Além disso, as rotas para Milão e Roma (Itália) receberam um aumento de uma frequência semanal em cada uma, atendendo à crescente demanda por frutas brasileiras, como manga, mamão, limão, figo e abacate, que são exportadas para o mercado europeu.
A LATAM também reforçou sua oferta para o mercado africano. A rota São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo passou a contar com uma frequência adicional, totalizando quatro voos semanais. Essa expansão permitirá o transporte de carga geral e ovos incubáveis.
Além disso, a LATAM ampliou suas operações para os Estados Unidos. A frequência de voos entre São Paulo/Guarulhos e Orlando passou de seis para sete voos semanais, com oferta diária. Já a rota São Paulo/Guarulhos-Los Angeles teve um acréscimo de um voo semanal, passando de três para quatro voos semanais. Essa ampliação permitirá o transporte de pescados e frutas, atendendo a um mercado norte-americano em expansão.
Crescimento no mercado de carga
A expansão das operações de carga do Grupo LATAM é evidenciada também pelos números. Entre julho e setembro de 2024, a carga internacional transportada a partir do Brasil cresceu 33% em comparação com o mesmo período de 2023. Durante esse período, mais de 53,1 mil toneladas foram transportadas entre o Brasil e o exterior, um aumento considerável em relação às 40 mil toneladas registradas no terceiro trimestre de 2023.
Além disso, desde o final de 2024, o Grupo LATAM inaugurou novas rotas cargueiras internacionais, incluindo a Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdã-Curitiba. A companhia também ampliou a frequência da rota Miami-Florianópolis, de dois para três voos semanais, e iniciou uma nova rota entre a Europa e Florianópolis, com duas frequências semanais, facilitando o transporte de carga internacional entre a Europa e o estado de Santa Catarina.
LEIA MAIS
LATAM pretende reduzir 50% da intensidade das emissões domésticas até 2030
Com novas frequências e serviços, LATAM Cargo expande presença no mercado