Vale-pedágio obrigatório será 100% digital a partir de 2025

A medida, estabelecida pela Resolução ANTT 6.024/2023, busca modernizar e otimizar a gestão do setor de transporte, principalmente para embarcadores e transportadoras

Redação

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinará a transição obrigatória para o pagamento digital do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), extinguindo o uso de cartões e outros meios físicos. A medida, estabelecida pela Resolução ANTT 6.024/2023, busca modernizar e otimizar a gestão do setor de transporte, principalmente para embarcadores e transportadoras.

O VPO, criado pela Lei 10.209/01, isenta caminhoneiros do custo do pedágio, promovendo equilíbrio financeiro entre as partes envolvidas. A migração para o meio digital, como as tags eletrônicas, traz diversas vantagens, como maior agilidade, eficiência e segurança. A tag permite a passagem automática nos pedágios, eliminando filas e diminuindo o risco de erros e fraudes associadas ao pagamento físico.

Segundo Bruno Portnoi, CMO da Sem Parar Empresas, a digitalização do processo oferece controle centralizado para os embarcadores, que podem acessar dados detalhados sobre os pagamentos, além de facilitar o planejamento logístico. Com a adesão de mais de 30 mil empresas e 550 mil caminhões em todo o Brasil, a nova tecnologia está consolidada como uma solução eficaz para o setor.

Veja também