Após crescimento recorde em 2024, Terminal de Contêineres de Paranaguá amplia operações aos domingos

A medida visa aumentar a flexibilidade dos clientes ao possibilitar o agendamento de entregas e retiradas de contêineres cheios e vazios durante os finais de semana

Redação

A TCP, empresa responsável pela administração do Terminal de Contêineres de Paranaguá, anunciou a ampliação das operações de Gate, com janelas e horários estendidos aos domingos. A medida visa aumentar a flexibilidade dos clientes ao possibilitar o agendamento de entregas e retiradas de contêineres cheios e vazios durante os finais de semana, um período antes restrito.

De acordo com Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e atendimento da TCP, a ampliação das operações de Gate aos domingos permite uma distribuição mais equilibrada das demandas ao longo da semana. “Com as operações estendidas, teremos mais grades disponíveis semanalmente, o que beneficia os clientes ao oferecer maior capacidade operacional e flexibilidade para gerenciar suas cadeias logísticas. Além disso, a medida contribui para aliviar a pressão sobre os dias de maior movimento, como segundas e sextas-feiras”, afirmou Guidolim.

Esse aprimoramento operacional ocorre em um momento de forte desempenho para a TCP. Em 2024, a empresa registrou um dos melhores anos de sua história. Até o final de outubro, o terminal ultrapassou a marca de 1,25 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, o mesmo volume total registrado ao longo de 2023. Em setembro, o Terminal atingiu um novo recorde mensal de movimentação, com 137.370 TEUs processados em 31 dias, marcando a quarta vez no ano em que esse feito foi alcançado.

A maior parte das cargas entregues e retiradas no Terminal de Contêineres de Paranaguá é transportada por via rodoviária. Para otimizar esse processo, em abril de 2024, o Gate principal passou por uma ampla reforma, que introduziu novas tecnologias de automação e segurança.

As melhorias resultaram em um aumento de 200% na capacidade de fluxo de caminhões, com a quantidade de agendamentos de entrada subindo de 50 para 150 por hora. No mês de abril, um novo recorde de movimentação foi atingido, com 54.984 transações de entrada e saída de contêineres realizadas pelo Gate, consolidando ainda mais a eficiência operacional do terminal.

Veja também