A Maersk anunciou a encomenda de 20 novos navios porta-contêineres equipados com tecnologia dual fuel a GNL (Gás Natural Liquefeito), em uma medida estratégica para renovar sua frota e reforçar seus compromissos com a sustentabilidade. O total de capacidade será de 300 mil TEUs (unidades equivalentes a vinte pés), com entregas previstas entre 2028 e 2030. As encomendas fazem parte do plano de modernização da frota anunciado pela companhia em agosto deste ano.
Os novos navios serão fabricados nos estaleiros Yangzijiang Shipbuilding, na China, e Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, e terão diferentes capacidades de carga, o que proporcionará flexibilidade operacional à Maersk. Serão dois navios de 9.000 TEUs, seis de 17.000 TEUs e 12 unidades de 15.000 TEUs. A diversidade de tamanhos permitirá que os navios cumpram funções distintas dentro da rede global de transportes da empresa, de acordo com a demanda.
Além da encomenda dos novos navios, a Maersk anunciou o término de seu programa de fretamento de embarcações a metanol e GNL, que somam 500 mil TEUs, em parceria com vários armadores. Este programa também visa substituir unidades mais antigas da frota, mas, até o momento, a empresa não revelou um calendário específico para a entrega dessas embarcações.
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