Banco Stellantis se prepara para o aumento do volume de negócios em 2025

Para que a oferta de crédito seja mais atrativa, a instituição espera que as mudanças relacionadas à execução extrajudicial de garantias diminuam o custo do risco e ajudem a melhorar as condições ofertadas aos clientes

Sonia Moraes

O Banco Stellantis aponta como grandes desafios para 2025 o aumento do volume de negócios e o lançamento de novas soluções focadas ao atendimento das necessidades dos fornecedores e concessionários. Para que a oferta de crédito seja mais atrativa, a instituição espera que as mudanças no cenário legislativo relacionados à possibilidade de execução extrajudicial de garantias possam implicar na diminuição do custo do risco e, consequentemente, contribuir para a melhora nas condições ofertadas aos clientes.

“Neste ano, os desafios para manter o ritmo de financiamentos estão maiores devido ao cenário macroeconômico que impacta diretamente na operação do banco. A instabilidade econômica do mercado aumenta o nível de risco, apesar de hoje estar estável”, afirmou Gunnar Murilo, CEO do Banco Stellantis, em entrevista para o portal Transporte Moderno.

Nova estrutura financeira

A Stellantis Financial Services Brazil consolidou em 2023 a nova estrutura que definiu como divisão operacionais o Banco Stellantis, a Stellantis Financiamentos e a Stellantis Locadora.

O Banco Stellantis passou a ser provedor das atividades de financiamento aos concessionários de todas as marcas da Stellantis no Brasil – Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram – e pelas operações de financiamentos dos frotistas, além de oferecer soluções para fornecedores e cartões de crédito, entre outras operações estruturadas, para todas as marcas da Stellantis. E a Stellantis Financiamentos responsável pelas atividades de varejo para os clientes de todas as marcas da Stellantis no Brasil, tanto para as operações de financiamento, quanto para as operações de seguros e consórcio.

Em 2024, o Banco Stellantis continua com resultado consistente, segundo Murilo, oferecendo financiamentos à frotista e à rede de concessionária pelo Banco Stellantis e soluções financeiras, como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Seguros e Consórcios pela Stellantis Financiamentos. “Com essa estratégia, conseguimos alcançar maior fidelidade e interação com os principais parceiros de negócio.”

Com a reestruturação dos serviços financeiros, agora centralizados na Stellantis Financial Services Brazil, que inclui o Banco Stellantis como um dos seus principais braços operacionais, a empresa passa a gerenciar as operações de financiamentos, seguros e consórcios para clientes das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram. A divisão de Stellantis Financiamentos assume a responsabilidade por essas atividades. No caso específico dos financiamentos de veículos da marca Fiat, a operação segue o modelo white label, utilizando motores de crédito fornecidos por um parceiro operacional.

“Nas respectivas redes, a Stellantis Financiamentos se apresenta como Citroën Financiamentos, Fiat Financiamentos, Jeep Financiamentos, Peugeot Financiamentos e Ram Financiamentos, oferecendo variedade de produtos financeiros para atender todos os públicos-alvo dessas marcas.”

Condições exclusivas

O objetivo dessa estratégia, segundo Murilo, é ampliar cada vez mais a experiência dos clientes com as marcas, permeando toda a jornada de compra, que vai desde a escolha e aquisição de um veículo na concessionária, e se estendendo por todo o ciclo de vida do cliente nos produtos e serviços financeiros contratados.

“A mesma estratégia se estende para os produtos Seguros e Consórcio, sendo que para o produto Consórcio já temos operações das marcas Fiat, Ram e Citroën e em breve lançaremos o produto para Peugeot e Jeep.”

O CEO destaca que, independentemente do cenário macroeconômico, o banco oferece condições exclusivas de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) adaptadas às demandas dos clientes frotistas. “Essas condições incluem prazos flexíveis, períodos de carência e a operação balão, que permite parcelas mais acessíveis ao longo do contrato, com um valor residual maior ao final do plano. Nosso objetivo é garantir que essas opções se ajustem ao fluxo de caixa dos clientes, proporcionando maior previsibilidade e controle financeiro.”

No Banco Stellantis as operações de CDC voltaram a ter mais atratividade, impulsionadas pelo financiamento de veículos de test drive das marcas e pelas operações com frotistas. “Atingimos níveis baixos de inadimplência reflexo da qualidade da carteira de cliente concentrada principalmente na nossa rede de concessionários e frotistas”, afirma Murilo.

A estratégia garantiu resultados positivos ao Banco Stellantis, que mais uma vez se destacou como a melhor entre as maiores empresas de serviços financeiros do transporte no total de dez bancos de montadoras analisados. A instituição liderou o ranking das Maiores do Transporte e Melhores do Transporte por apresentar bom desempenho financeiro em 2023.

“A empresa consolidou sua liderança de janeiro a dezembro com mais de 686 mil unidades emplacadas e 31,4% de participação nas vendas, o que significa que um em cada três carros vendidos no país é de uma de nossas marcas.”

No ano passado, o Banco Stellantis elevou sua carteira para R$ 7,8 bilhões com aumento de 30% em relação a igual período do ano anterior. “Esse número está diretamente ligado ao maior volume de negócios das marcas Abarth, Fiat, Jeep e Ram, a incorporação das marcas Peugeot e Citroën ao portfólio, além do incremento das unidades de negócios que atendem fornecedores e frotistas”, destaca Murilo.

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