A Neuman & Esser (NEA), empresa alemã com quase 200 anos de história, inaugurou nesta semana a ampliação de sua fábrica de geradores de hidrogênio de baixo carbono em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, além de executivos da empresa, como o diretor-presidente da NEA Brasil, Marcelo Veneroso, e os sócios-diretores Stefanie Peters e Alexander Peters.
A companhia está no Brasil desde 1997 e é pioneira no desenvolvimento de soluções para a geração de hidrogênio verde, com destaque para os eletrolisadores PEM e reformadores. A nova fábrica, que ocupa uma área de 3.500 m², será quatro vezes maior que a anterior e terá capacidade para produzir até 70 MW/ano de geradores de hidrogênio conteinerizados, com a expectativa de aumentar a produção de eletrolisadores em até sete vezes.
A unidade também reforça o compromisso da empresa com a transição energética para uma economia de baixo carbono. Marcelo Veneroso destacou que a ampliação é apenas o começo e que a empresa está preparada para expandir conforme o mercado de hidrogênio de baixo carbono cresce na América Latina.
Além do impacto no setor de energia, a nova unidade gerará cerca de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e a capacitação de mão de obra em parceria com o time global da empresa.