Um estudo inédito desenvolvido pela consultoria A&M Infra, Navarro Prado Advogados e APM Terminals aponta que os portos brasileiros poderiam triplicar sua movimentação de transbordo de contêineres se adotassem a estratégia de hub ports, conhecidos como portos concentradores de carga. Esse modelo, amplamente utilizado globalmente, otimiza a logística e reduz custos operacionais no transporte marítimo, o que traria benefícios significativos para o comércio exterior brasileiro e para a economia.
Segundo o estudo, a implementação de hub ports poderia reduzir em até 13% os custos com o transporte marítimo em rotas como a que liga a Costa Leste da América do Sul à Ásia, resultando em uma economia de cerca de R$ 600 milhões por ano até 2030. Além disso, portos como Santos, Paranaguá, Suape e Pecém se destacam como potenciais hubs devido a fatores como infraestrutura, capacidade de expansão e conexão com mercados relevantes.
A estratégia também traria ganhos operacionais, como a redução dos tempos de carga e descarga e maior conectividade entre portos menores e internacionais, fortalecendo a cadeia logística nacional. Para tanto, o estudo defende um planejamento integrado e investimentos em infraestrutura portuária, essenciais para que o Brasil aproveite todo o potencial desse modelo de hub-and-spoke.