Fabricante brasileira de vans elétricas inicia parceria com a Amazon

A gigante do varejo online, com mais de 100 centros de distribuição no Brasil, aposta no uso de frotas elétricas para melhorar a eficiência e reduzir suas emissões de carbono

Redação

A Arrow Mobility, fabricante de vans elétricas, iniciou uma parceria com a gigante do e-commerce Amazon, com a entrega do primeiro lote de vans elétricas, conhecido como “Arrow One”, à To Do Green, empresa responsável pelas operações logísticas da Amazon no Brasil. A entrega oficial aconteceu durante a Eletric Move, feira de veículos elétricos realizada em novembro, na Serra Gaúcha.

Essa colaboração marca o início de uma operação que visa expandir o uso de veículos elétricos no país, alinhando-se ao compromisso global de sustentabilidade da Amazon. A gigante do varejo online, com mais de 100 centros de distribuição no Brasil, aposta no uso de frotas elétricas para melhorar a eficiência e reduzir suas emissões de carbono. A entrega da primeira van faz parte de um plano de maior escala, no qual quatro unidades serão incorporadas à frota da To Do Green, especializada em soluções logísticas sustentáveis. Segundo informações da Arrow Mobility, as unidades começarão a operar em dezembro.

Ao todo, a montadora já vendeu 54 vans elétricas no Brasil, sendo 50 para o Mercado Livre e quatro para a Amazon. A empresa também exportou uma unidade para a Argentina.

Além desse volume, a empresa produzirá mais algumas unidades para estarem disponíveis à pronta entrega. A capacidade produtiva é de uma van por dia. A fábrica conta, até o momento, com 60 colaboradores.

Planos de descarbonização da Amazon

Em 2024, a Amazon deu um novo passo importante na expansão das suas operações com veículos elétricos. Em parceria com a To Do Green, a empresa já conta com 16 estações operando com motos e vans elétricas, atendendo mais de 70 cidades no interior de São Paulo. A iniciativa faz parte da estratégia global da Amazon de alcançar emissões líquidas zero até 2040, e no Brasil, a adoção de veículos elétricos visa reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência das entregas.

A Amazon também integra o Programa Delivery Service Partner (DSP), que permite a criação de negócios logísticos independentes para entregar os pacotes vendidos pela plataforma. Atualmente, o programa conta com 41 empreendedores no Brasil e mais de três mil motoristas.

LEIA MAIS

Fábrica da Arrow Mobility produz 27 vans elétricas para o Mercado Livre em 100 dias
Frotas Conectadas: startup brasileira de vans elétricas expande negócios para Argentina

Veja também