A Daimler Truck anunciou o início da produção em série de seu caminhão elétrico de longo alcance, o Mercedes-Benz eActros 600, na última sexta-feira, 22 de novembro, na fábrica de Wörth, localizada na Alemanha. A cerimônia contou com a presença da CEO da Daimler Truck, Karin Rådström, e da Ministra de Estado da Economia, Transportes, Agricultura e Viticultura da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt, além de outros executivos da companhia.
O eActros 600, destinado ao transporte de longas distâncias tem autonomia de 500 quilômetros com uma única carga de bateria. Esse modelo visa atender a um dos segmentos mais críticos para a redução das emissões de poluentes no setor de transporte, já que o transporte rodoviário de longa distância é responsável por cerca de dois terços das emissões de gases poluentes do setor de transporte pesado.
A planta de Wörth desempenha um papel central na estratégia de eletrificação da Daimler Truck. O eActros 600 será produzido de maneira flexível na mesma linha de montagem dos caminhões a diesel, integrando-se à produção existente. A fábrica está se preparando para um aumento gradual da produção nos próximos meses. A planta de Wörth também está se adaptando para ser um centro de produção totalmente sustentável, com a meta de eletrificar todas as entregas para o local até 2026.
A produção do eActros 600 é parte de um esforço mais amplo para integrar a eletrificação e outras tecnologias limpas em todas as fases de produção. Além da fábrica de Wörth, outras instalações da Daimler Truck, como as fábricas de Mannheim, Kassel e Gaggenau, fornecem componentes essenciais para o modelo.
Treinamento para colaboradores
Em termos de qualificação profissional, a Daimler Truck tem investido significativamente na formação de seus colaboradores, com mais de 3.300 sessões de treinamento realizadas em 2023. A empresa tem se concentrado em capacitar sua força de trabalho para lidar com os novos desafios que surgem com a produção de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, incluindo o manejo de componentes de alta tensão.
A fábrica de Wörth, fundada em 1963, é a maior unidade de produção de caminhões da Mercedes-Benz. Desde o início de sua operação, cerca de 4,4 milhões de caminhões foram fabricados no local, incluindo modelos como o Actros, Arocs e Atego. A produção do eActros 600 é um dos principais marcos de uma transformação em curso na fábrica, que já se tornou neutra em emissões de CO₂ desde 2022, adotando fontes de energia renovável, como solar e eólica, além de iniciativas de geração própria de energia.
O eActros 600, que foi premiado como o “International Truck of the Year 2025”, é o primeiro caminhão elétrico de Wörth a ser montado em uma linha de produção integrada. O modelo está equipado com uma bateria de 621 kWh, permitindo uma autonomia de até 500 quilômetros por carga, em condições de uso real. Além disso, o caminhão pode ser recarregado em estações de carregamento rápido e também suporta recarga em megawatts.
LEIA MAIS
Os vários desafios das emissões
IAA Transportation 2024: veja as novidades de algumas das principais marcas de veículos