O Porto de Santos mantém o bom ritmo de movimentação e atinge em outubro 15,5 milhões de toneladas de cargas transportadas, aumento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2023, conforme mostra o balanço divulgado pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
No acumulado de janeiro a outubro foram movimentadas 153 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 7,7% sobre o mesmo período de 2023, destacando o recorde histórico para o período. “Os resultados alcançados até outubro de 2024 são fruto de uma operação eficiente, aliada a investimentos estratégicos que ampliaram nossa capacidade e competitividade”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.
Os embarques totalizaram 10,9 milhões de toneladas em outubro, com aumento de 1,4% sobre o mesmo mês de 2023, acumulado nos dez meses deste ano 112,9 milhões, aumento de 6% em relação a igual período do ano passado.
Os desembarques tiveram aumento expressivo de 30,0%, alcançando 4,6 milhões de toneladas em outubro deste ano. No acumulado de janeiro a outubro de 2024 foram 40,0 milhões de toneladas, 13,0% superior a igual período do ano passado.
De toda a movimentação do Porto de Santos, a de contêineres também continua aquecida, alcançando recorde importante, segundo a APS, com 493,7 mil TEU movimentados em outubro, 12,3% superior ao mesmo mês de 2023. No acumulado de janeiro a outubro deste ano a movimentação foi de 4.548 TEU, aumento de 15,4% sobre os dez meses do ano passado.
Principais cargas movimentadas
As principais cargas movimentadas de janeiro a outubro deste ano foram soja em grãos que atingiram 27,8 milhões de toneladas, seguida por açúcar 23,4 milhões de toneladas e o milho 11,5 milhões de toneladas. “A movimentação de cargas, contêineres e o fortalecimento do agronegócio destacam a relevância do porto de Santos para o Brasil e o mundo. Estamos confiantes de que alcançaremos um novo recorde anual, reafirmando nosso papel como agente estratégico para o comércio exterior brasileiro”, diz o presidente da APS.
Os granéis sólidos somaram 7,6 milhões de toneladas em outubro, com avanço de 7,7% sobre o mesmo mês de 2023, e foram impulsionados pelo aumento nas exportações de açúcar a granel, que cresceram 47,4%, e farelo de soja, que teve alta de 31,3%. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, foram 79,2 milhões de toneladas, crescimento de 2,2% em relação aos dez meses de 2023, com a soja em grãos respondendo por 35,1% desse volume, o açúcar por 25,4%, o milho por 14,5% e a soja peletizada por 10,5%.
Os granéis líquidos atingiram 1,8 milhão de toneladas em outubro, com incremento de 5,8%, e 16,3 milhões nos dez meses deste ano, o que representou aumento de 2,4% sobre janeiro a outubro do ano passado, com destaque para gasolina, que aumentou 60,7% e óleo combustível (+25,4%). No acumulado de janeiro a outubro de 2024 as maiores participações ficaram com o óleo diesel e gasóleo (4,9%), óleo combustível (3,5%) e sucos cítricos (2,4%).
O segmento de carga geral solta movimentou 838 mil toneladas em outubro, 3,7% a mais que no mesmo mês do ano passado, e 7,7 milhões nos dez meses do ano, com aumento de 6,3%, puxado, principalmente, pelos embarques de celulose, que cresceram 25,6%. O fluxo de navios de janeiro a outubro somou 4.660 embarcações, crescimento de 3,6% sobre os dez meses de 2023.
Corrente comercial
Segundo a APS, a corrente comercial brasileira, via Porto de Santos, também cresceu, atingindo US$ 147,3 milhões de janeiro a outubro de 2024, correspondendo a 29,0% do total nacional. Os demais portos do país juntos operaram 51,6% da corrente comercial (US$ 262,2 milhões). A China segue como principal parceiro comercial (27,9%), enquanto o estado de São Paulo concentra 53,6% das transações externas realizadas pelo porto.
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