Volvo Trucks recebe nota máxima em teste de segurança do Euro NCAP

O teste do Euro NCAP para caminhões envolve uma série de avaliações, como condução segura, prevenção de colisões, além da análise dos protocolos de resgate pós-acidente

Aline Feltrin

A Volvo Trucks conquistou a classificação máxima de cinco estrelas no mais recente programa de testes de segurança do Euro NCAP, que avaliou pela primeira vez caminhões pesados. Os modelos Volvo FH e Volvo FM se destacaram em comparações com veículos de diversas outras marcas, obtendo boa pontuação nos critérios exigidos.

A avaliação de cinco estrelas no Euro NCAP reflete o desempenho da Volvo em uma série de critérios cruciais, como o suporte ao motorista e a prevenção de colisões. Esses fatores asseguram a proteção não apenas do condutor, mas também dos demais usuários da estrada. A fabricante também obteve destaque por atender aos critérios que visam aprimorar a segurança no trânsito urbano, por meio de boa visibilidade e um desempenho superior dos sistemas de segurança ativa.

O Euro NCAP, o Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos, foi criado em 1996 e rapidamente se consolidou como o principal parâmetro para avaliar a segurança dos automóveis de passeio na Europa. Com sede na Bélgica e apoio de diversos governos europeus, o programa tem se expandido para incluir a avaliação de caminhões pesados. A cada teste, os sistemas de segurança dos veículos recebem uma pontuação, que é somada para resultar em uma classificação de uma a cinco estrelas.

O teste do Euro NCAP para caminhões envolve uma série de avaliações, como condução segura, prevenção de colisões (incluindo colisões frontais com carros, pedestres e ciclistas, manobras em baixa velocidade e saídas de faixa), além da análise dos protocolos de resgate pós-acidente. Com o objetivo de expandir o escopo das avaliações, o Euro NCAP pretende incluir, em futuras edições, a proteção contra colisões em diferentes segmentos de transporte.

Veja também