A Brado Logística, empresa especializada em soluções de transporte multimodal, anunciou um aumento de 36% no volume de defensivos agrícolas transportados entre outubro de 2023 e setembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. O crescimento reflete o sucesso da implementação de uma operação dedicada ao setor agrícola que tem proporcionado uma série de melhorias no nível de serviço, com destaque para a redução nos prazos de entrega e aumento da pontualidade nas coletas e entregas.
A operação dedicada, que integra soluções de transporte ferroviário e rodoviário, foi responsável por uma série de ajustes logísticos que resultaram em maior eficiência. Entre as mudanças mais significativas está a adoção de caminhões exclusivos para o transporte de defensivos agrícolas, o que tem garantido uma maior especialização nas etapas mais críticas do processo, como a movimentação nos terminais e o transporte entre os centros de distribuição.
“Com a implementação da operação dedicada, conseguimos reduzir o tempo médio de transporte entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT), que antes variava entre 15 e 18 dias, para cerca de 11 dias. Esse avanço foi possível graças à adoção de caminhões exclusivos nas pontas rodoviárias e ao uso do modal ferroviário para as longas distâncias”, explicou o executivo de vendas da Brado, responsável pela carteira de defensivos, Marcus Bruno Carvalho Nascimento.
A Brado também ampliou sua atuação no transporte de defensivos importados, majoritariamente provenientes da China e Índia. O processo inclui o embarque dos produtos no Porto de Santos, seguido do transporte ferroviário até os terminais de Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO), de onde os defensivos são encaminhados aos centros de distribuição utilizando os caminhões dedicados.
Melhora na pontualidade e eficiência
Outro indicador importante do sucesso da operação dedicada foi a significativa melhoria nos índices de pontualidade. O On Time Delivery (OTD), que mede a eficiência no cumprimento dos prazos de coleta e entrega, teve um salto impressionante. Em 2023, a pontualidade na coleta era de 70,7%, enquanto em 2024 atingiu 98,4%, representando uma melhoria de 27,8%. Já a entrega, que em 2023 tinha um índice de 86,2%, chegou a 100% de pontualidade em 2024.
“Esses resultados são um reflexo claro do acerto em nossa estratégia e da capacidade do modelo multimodal ferroviário de agregar segurança e eficiência ao processo logístico, além de contribuir para a sustentabilidade do setor”, afirmou Nascimento.
Redução de emissões
Além dos ganhos operacionais, a operação dedicada também teve um impacto positivo no meio ambiente. De julho de 2023 a setembro de 2024, a Brado conseguiu evitar a emissão de aproximadamente 8,8 mil toneladas de CO2, equivalente à emissão de mais de 1,9 mil veículos. Para compensar essa quantidade de gases de efeito estufa, seriam necessárias cerca de 63,7 mil árvores para absorver todo o volume de CO² evitado.
“Estamos comprometidos em adotar práticas logísticas que não só atendem às necessidades do mercado, mas também contribuem para um futuro mais sustentável”, destacou Nascimento.