A Rumo, que atua na operação logística ferroviária, fechou o terceiro trimestre de 2024 com lucro líquido ajudado de R$ 794 milhões, aumento de 64% em relação ao mesmo período de 2023 e o melhor resultado trimestral na história, segundo informou a companhia.
A receita líquida atingiu R$ 3,752 milhões, crescimento de 18% sobre igual trimestre de 2023. A empresa informa que este avanço foi essencialmente na operação norte, que cresce 24%, impulsionado por maiores tarifas e volume transportado.
O volume transportado pela empresa no terceiro trimestre deste ano foi de 21,7 bilhões de TKU, 2% acima de igual período de 2023. Na operação Norte, houve aumento no volume transportado de grãos, fertilizantes e celulose. Na operação Sul, o desempenho segue impactado pela paralisação por período indeterminado das operações logísticas no tronco Sul, afetando a carteira de produtos industriais.
Participação
A Rumo informa que a participação na exportação de grãos pelo porto de Santos aumentou para 61%, crescimento de oito pontos percentuais. Em Mato Grosso, o crescimento foi cinco pontos percentuais no trimestre, totalizando 43%.
A operação Sul apresentou aumento de market share de grãos nos portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC) de quatro pontos percentuais, com resultado de 26%.
A participação de mercado da Rumo em Goiás encerrou o trimestre em 28%, registrando crescimento de 8,0 pontos percentuais.