A Hapag-Lloyd, especializada no setor de transporte marítimo, acaba de firmar contratos com estaleiros chineses para a construção de 24 novos navios porta-contêineres, em um investimento total de cerca de US$ 4 bilhões. A encomenda reflete a estratégia da empresa para expandir e modernizar sua frota, alinhando-se às metas de descarbonização e crescimento sustentável estipuladas em sua Estratégia 2030. A entrega das novas embarcações ocorrerá entre 2027 e 2029.
Os 24 navios serão construídos por duas empresas chinesas: 12 unidades de 16.800 TEU (unidade equivalente a 20 pés) serão construídas pelo Grupo Yangzijiang Shipbuilding, enquanto os outros 12, com capacidade de 9.200 TEU, serão fornecidos pela New Times Shipbuilding Company Ltd.
O novo investimento da Hapag-Lloyd visa, por um lado, expandir sua capacidade de transporte de mercadorias e, por outro, substituir embarcações mais antigas que estão chegando ao fim de sua vida útil nos próximos anos.
Com uma capacidade total combinada de 312.000 TEU, esses novos navios representam um marco importante na modernização da frota da Hapag-Lloyd. Além de aumentar a capacidade operacional, as novas embarcações estarão equipadas com as mais novas tecnologias.
Todos os navios contarão com motores dual-fuel de última geração, que utilizam gás liquefeito de alta pressão e baixa emissão, garantindo maior eficiência no consumo de combustível. Além disso, as novas unidades serão preparadas para operar com biometano, combustível capaz de reduzir as emissões de CO₂ em até 95% em comparação aos sistemas de propulsão convencionais, além de estarem prontas para operar com amônia, outro combustível de baixo impacto ambiental.
“Esse investimento é um dos maiores da nossa história recente e reflete o compromisso da Hapag-Lloyd com a sustentabilidade e com as metas do Acordo de Paris. Estamos empenhados em modernizar nossa frota e contribuir para a descarbonização do setor de transporte marítimo”, afirmou o CEO da Hapag-Lloyd AG, Rolf Habben Jansen.
A empresa também ressaltou seu compromisso com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, conforme o Acordo de Paris, e com a redução das emissões absolutas de gases de efeito estufa de suas operações em cerca de um terço até 2030, em relação aos níveis de 2022. A Hapag-Lloyd busca, com isso, operar uma frota neutra em carbono até 2045.
Para alcançar esses objetivos, além da construção de novos navios, a companhia investirá em tecnologias de propulsão mais eficientes, combustíveis alternativos e na redução da velocidade das embarcações, o que também contribui para a diminuição das emissões.
Futuro da descarbonização
Esse novo investimento vem na esteira de uma decisão anunciada em abril deste ano, na qual a empresa se comprometeu a converter cinco embarcações para a propulsão a metanol, outro combustível de baixo impacto ambiental. Tais iniciativas são parte do esforço contínuo da Hapag-Lloyd para se preparar para um futuro multifuel e impulsionar a descarbonização da indústria de transporte marítimo.
A Hapag-Lloyd já opera uma das frotas mais modernas do setor, com 287 navios porta-contêineres e capacidade total de transporte de 2,2 milhões de TEU, o que a posiciona entre as maiores empresas de transporte marítimo do mundo. A companhia também mantém a maior frota sob bandeira alemã.
Com a continuidade da modernização e expansão de sua frota, a Hapag-Lloyd reforça sua posição como protagonista no setor de logística internacional, ao mesmo tempo em que lidera a transição para um transporte marítimo mais verde e eficiente.
LEIA MAIS