Cummins vai produzir o eixo MS-18X HD no Brasil a partir de janeiro de 2025

Na sua fábrica de Osasco (SP) serão produzidos os componentes principais desse eixo, como o par de coroa e pinhão, elevando gradualmente o índice de conteúdo local ao longo do ano

Redação

A Cummins prepara para janeiro de 2025 a produção local do eixo MS-18X HD na sua fábrica de Osasco (SP). Neste complexo industrial serão produzidos os componentes principais desse eixo de alta capacidade, como o par de coroa e pinhão, elevando gradualmente o índice de conteúdo local ao longo do ano.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, afirma o gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul, Adriano Esperidião.

Para produzir localmente o eixo MS-18X HD foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem. A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa, atendendo aos novos padrões de robustez e qualidade.

O par de coroa e pinhão receberá novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste. O rolamento do pinhão, essencial para suportar cargas mais elevadas, também será aprimorado com maior capacidade de carga. As engrenagens satélites e planetárias, produzidas no Brasil, trarão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.

O eixo MS-18X HD, projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), amplia o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado e foi desenvolvido para atender às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especificadas na Resolução 882. Em vigor desde 2022, a norma estabelece novos limites de carga e configurações de eixos para veículos pesados no Brasil. Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6×2.

A Cummins informa que as inovações implementadas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada PBTC em relação ao modelo antecessor. Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais.

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