A Fenatran 2024, maior evento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, chega ao seu último dia com a expectativa de que o volume de negócios supere a edição anterior, quando foram realizados R$ 9,5 bilhões em novos contratos. Neste ano, segundo informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), somente a Volvo anunciou que negociou R$ 3 bilhões. “A Fenatran superou nossas melhores expectativas, em negócios, somando caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio e locação de veículos”, diz o diretor-executivo Volvo, Alcides Cavalcanti.
A Scania, por sua vez, vendeu mais de 2 mil caminhões. Na segunda-feira, 4, o CEO de operações comerciais da Scania Brasil, Simone Montagna, disse ao portal Transporte Moderno que a expectativa seria vender na Fenatran 10% de tudo o que seria comercializado no ano, algo em torno de 20 mil caminhões até dezembro.
Conforme o executivo, a perspectiva ocorre em um momento positivo para o mercado de caminhões, que avançou 15% até setembro, e para a Scania, que viu suas vendas avançarem ainda mais: 70%. “Ao compararmos o Super, por exemplo, com os nossos concorrentes, notamos que a eficiência da nossa solução se destaca”, diz o CEO.
Embora a Iveco não revele o volume de negócios em unidades e em valores, presidente da montadora para a América Latina, Marcio Querichelli, contou com exclusividade ao portal Transporte Moderno que os volumes vão superar a edição passada. O executivo destacou o grande interesse do público em caminhões a gás. “Durante a Fenatran foram realizadas 400 intenções de compra”, disse. O CEO da Iveco reforçou que, em 2025, a marca terá uma estratégia agressiva para crescer sua participação em vendas do seu modelo movido a gás.
O gerente da Fenatran, Thiago Braga, reiterou que essa será a maior Fenatran de todos os tempos em visitação e em volume negócios. Apenas nos primeiros quatro dias, o evento superou 72 mil pessoas. “Somente as rodadas de negócios alcançaram R$ 100 milhões.”
Segundo Braga, a próxima edição da Fenatran será em novembro de 2026 no SP Expo. “A perspectiva é de ocupar todos os pavilhões e a área externa.”