A BorgWarner aproveitou a Fenatran para apresentar pela primeira vez ao Brasil a suas novidades em sistemas de baterias. A empresa prepara o lançamento de baterias com células blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) para veículos comerciais por meio de um acordo fechado com a FinDreams Battery, subsidiária da BYD.
Segundo Marcelo Rezende, diretor-geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil, o novo produto está em fase de desenvolvimento e a produção deve iniciar em 2026. E quando houver demanda poderá ser produzida no Brasil. “E uma bateria muito segura e a célula é resistente à batida. Foi desenhada para ser compacta e ter baixo peso”, disse Rezende.
Os sistemas de baterias LFP da BorgWarner oferecem pacotes flexíveis e alta capacidade de armazenamento, em que dois pacotes de baterias flat gerenciados por um mesmo BMS (Battery Management System – Sistema de gerenciamento de Bateria) são capazes de entregar 100 kwh de densidade energética. Também permitem maior alcance do DoD (Profundidade de Recarga), com a utilização de 98,5% da energia sem prejudicar a vida útil do sistema, a qual pode chegar a mais seis mil ciclos. O sistema de baterias LFP para veículos comerciais ainda consegue ser carregado de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, dependendo da sua configuração e da potência do carregador utilizado.
Atualmente, as baterias que a BorgWarner traz da Alemanha e são montadas na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, já equipam o ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz. Rezende informou que a empresa tem feito contato com vários clientes no Brasil para ampliar o fornecimento de suas baterias e pretende fornecer os seus produtos para equipar caminhões que fazem operações urbanas no país.