A TEVX Higer, joint venture da Higer Bus – fabricante chinesa de ônibus elétricos – e a brasileira TEVX Motors Group, representante oficial da Higer no Brasil, anunciou na Fenatran que vai investir em veículos comerciais no Brasil. Além de duas vans elétricas – uma para o transporte de carga e outra para o transporte de passageiros –, a empresa vai trazer dois caminhões elétricos, um modelo de 31 toneladas e uma carreta de 49 toneladas para avaliar a aceitação do mercado.
“Essa é uma nova etapa na nossa estratégia de consolidação da eletromobilidade no mercado brasileiro. Além da tecnologia de ponta de nossos veículos 100% elétricos, ofereceremos ao mercado nacional uma linha de carga com elevado desempenho, menor custo operacional e zero emissões, contribuindo para um futuro mais sustentável para as cidades brasileiras”, disse Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.
Segundo a fabricante, os caminhões EON E-Truck e EON Edit 3D e o furgão Paradise nas versões carga e passageiros, trazem soluções inovadoras e sustentáveis, e começarão a ser comercializados no Brasil já no primeiro trimestre de 2025. Os veículos serão mais leves, pois terão oito pacotes de baterias, dois a menos que na versão anterior.
EON E-Truck
O cavalo mecânico 6×4 de 11 toneladas e PBT (Peso Bruto Total) de 49 toneladas é o modelo ideal para o transporte de cargas pesadas e volumosas, segundo a fabricante. Sua configuração o permite alcançar velocidade máxima de 100km por hora e percorrer distâncias de até 400 km com uma única carga.
Este caminhão vem equipado com bateria de última geração da CATL, que oferece a mais alta eficiência energética com carga máxima de 700 kWh e um desempenho de 1,30 kWh/km. O modelo tem sistema de freios regenerativos que permite a recomposição de 30% da bateria à medida que os freios são acionados.
EON Edit 3D
O modelo4x4 de 15 toneladas pode receber vários tipos de implemento. Sua configuração de 700 kWh de baterias permite autonomia de 400 km e PBT de 31 toneladas, para o transporte em áreas urbanas. Conta também com o sistema regenerativo de baterias que permite um incremento de até 30% de autonomia ao veículo.
Furgão Paradise
A van na versão carga tem capacidade de seis toneladas e um conjunto de bateria de 127 kWh, que lhe dá uma autonomia de 285 km e um consumo 0,40 kWh/km, tornando-se a solução ideal para entregas urbana ágeis na última milha, com redução de 60% nos custos operacionais e de 80% no consumo de combustível em comparação a veículos a combustão, mesmo com seu ar condicionado em funcionamento.
A versão passageiro, com a mesma configuração mecânica e modelo de carga, tem capacidade para levar 19 passageiros.
Investimentos
Para consolidar a marca no Brasil, a TEVX Higer vai construir uma fábrica no estado de São Paulo. Inicialmente serão realizados a montagem de ônibus elétricos tipo padron para operação urbana. O investimento estimado pela empresa é de US$ 100 milhões, segundo informou o CEO da empresa.
O local onde será construída a nova fábrica vai ser definido após a viagem dos executivos da TEVX Higer à China dia 17 de novembro. Souza informou que os ônibus monoblocos virão ao Brasil em sistema PKD (Partial Knock-Down) – unidades semiprontas sem o chassi – para serem finalizados no país com a instalação dos componentes. “A empresa já está negociando com os fornecedores locais para adquirir os componentes.”
Além da nova fábrica a TEVX Higer vai inaugurar na primeira semana de dezembro um centro técnico na Vila Leopoldina em São Paulo para oferecer peças de reposição e serviços, além de capacitação de mão de obra para o reparo dos veículos elétricos da marca.