O principal destaque da Randoncorp na Fenatran é o AT4T (Autonomous Technology For Transportation), uma tecnologia desenvolvida pela engenharia brasileira. Apresentado pela primeira vez ao público, o projeto experimental foi anunciado para investidores em novembro de 2023.
O novo produto foi desenvolvido para movimentação em ambientes controlados, como indústrias, setor agrícola, portos e aeroportos. “É um semirreboque inédito no mundo, capaz de acoplar diferentes tipos de implementos”, destacou o CEO da Randoncorp, Sérgio Carvalho.
“A tecnologia AT4T ainda é um produto-conceito de tecnologia autônoma e imaginávamos que o desenvolvimento levaria 10 anos e a equipe de engenheiros conseguiu finalizar o projeto em três anos, mas ainda tem ajustes a ser feito”, disse o CEO da Randoncorp.
A tecnologia AT4T Autonomous Technology for Transportation é baseada em quatro pilares fundamentais: hardwares de alto desempenho, sistema de percepção, sistema de tomada de decisão e sistema de controle. Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados. Sensores inteligentes estrategicamente posicionados no veículo e tecnologias avançadas de navegação asseguram monitoramento constante do entorno, ajuste automático de velocidade e execução de movimentos precisos.
“A experiência adquirida ao longo dos 75 anos da Randoncorp em veículos comerciais resultou em funcionalidades otimizadas que tornam o algoritmo apto a realizar manobras altamente complexas, incluindo a manobra reversa de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem a necessidade de intervenção humana”, explicou Carvalho.
O executivo afirmou que a tecnologia AT4T proporciona ganhos na otimização logística e segurança para operações em ambientes controlados. A plataforma de testes, exibida na Fenatran, conta com sistema de tração 100% elétrico e foi projetada para atuar em locais de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns de carga. “Além disso, sua aplicação se estende a setores como mineração e agricultura, proporcionando eficiência operacional e precisão em manobras autônomas, elementos essenciais para atender às demandas de ambientes complexos e desafiadores.”
A AT4T é resultado de cinco anos de pesquisa desenvolvida em conjunto com o Instituto Hercílio Randon (IHR), primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo. O IHR, apoiado pela Randoncorp, mantém um núcleo de inovação formado por cerca de 290 pesquisadores, que atua para buscar soluções disruptivas para o setor automotivo. A tecnologia apresentada na Fenatran também conta com a estrutura de testes e simulações do Centro Tecnológico Randon (CTR) – mais completo centro da América Latina para testes e validação de veículos e componentes automotivos e industriais.
Divisão de autopeças
A Randon também exibe na Fenatran os produtos da sua divisão de autopeças. Da linha Master, especializada na produção de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões a disco e tambor, para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques, o destaque é o LWS Master, (Lining Wear Monitoring System), sensor que informa em tempo real o desgaste da lona do freio, gerando dados precisos para um planejamento eficiente. A novidade em nanotecnologia é a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio, o que permite diminuir o peso do componente, mantendo as características de resistência e de durabilidade.
A JOST Brasil lança o Bravo, sua nova família de produtos. São aparelhos de levantamento para semirreboques, disponível no modelo BR240. Fabricado com materiais de alta resistência, o produto tem a sustentabilidade em foco, pois reduz a utilização de soldas e graxa em até 40%. Este equipamento proporciona facilidade de montagem, maior segurança, evitando quedas involuntária, com redução de peso e alta eficiência. Além do aparelho tradicional, a empresa apresenta o modelo totalmente elétrico, que reduz o esforço do motorista, gerando maior conforto, ergonomia e segurança.
A Suspensys, que desenvolve tecnologias para a eletromobilidade, lança a nova linha de produtos da tecnologia T-EBS – o EBS (Electronic Brake System) – sistema de controle de estabilidade, que potencializa a segurança do veículo, principalmente durante a frenagem, evitando tombamentos na estrada. Outra solução é o novo Eixo Autodirecional PSYS Low Mount, que proporciona facilidade em manobras, estabilidade, economia de combustível, melhor controle em curvas, além de reduzir o desgaste dos pneus e danos ao pavimento.
A Castertech, especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, exibe a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda, tambor de freio e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE.
A Frasle Mobility exibe as suas marcas Composs e Fras-le. Na linha de produtos da marca Composs, os destaques são os suportes de para-lamas e lanterna, atualmente fornecidos para Iveco Brasil e Argentina. Tem ainda os designs de protótipos em desenvolvimento com outras empresas parceiras, como linha de molas de suspensão de implemento rodoviário, caminhão e de veículo recreativo, para-lama para implemento florestal e travessa de chassis para automóveis.
A Composs, com novas soluções em materiais compósitos estruturais para a eletromobilidade, substitui o aço por resinas poliméricas, fibras e aditivos, que são em média 50% mais leves.
Na linha Fras-le a novidade são as pastilhas de freio para veículos pesados das linhas Fras-le HDPro e Fras-le Ehnergy HD. Com a tendência de mudança do sistema de freio a tambor para o sistema de freio a disco em ônibus, caminhões e carretas, a marca de produtos de fricção lança as pastilhas Fras-le HDPro, linha premium para veículos pesados que exigem desempenho superior e que rodam em terrenos com exigências maiores.
Outro lançamento da marca é a Fras-le Ehnergy HD, desenvolvida especialmente para veículos pesados elétricos e híbridos. Possui material de fricção com alta potência de frenagem, alta durabilidade e o máximo em segurança e conforto. Ambas as pastilhas possuem exclusivo revestimento de fricção extra, que aumenta a segurança e melhora a performance no período de assentamento, o que preserva também o disco de freio.