O diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, revelou na Fenatran que a jornada da divisão de veículos comerciais da montadora norte-americana tem sido bem-sucedida. “Começamos no final de 2021 e, pouco mais de dois anos depois, já temos 19 mil unidades vendidas na região, representando 22% das vendas da Ford na América Latina. Ou seja, uma de cada cinco unidades vendidas é um veículo comercial Ford. Fica cada vez mais evidente a importância de contar com uma ferramenta de trabalho Ford; por isso, criamos a divisão PRO, com engenharia, serviços e soluções dedicados”.
Entre 2022 e 2024, a divisão lançou seis produtos, registrou um crescimento de vendas de 42% e uma expansão de market share de 46%, que passou de 5,9% para 8,6%. “Estamos muito focados na eletrificação. No detalhe do crescimento por produtos, as vans elétricas tiveram o melhor desempenho, com aumento de 73%, seguidas dos furgões, com 15%, e dos modelos minibus e picapes de trabalho, com uma expansão de 10%”, destacou Lastra.
Falando especificamente sobre o mercado brasileiro, Lastra comentou que a Ford Pro comercializou 4.500 veículos comerciais do Modelo Transit em 10 meses de 2024, um aumento de 15% em comparação ao mesmo período de 2023. “O resultado é um excelente indicativo da aceitação do veículo”, afirmou.
“Estamos muito satisfeitos com os avanços que estamos obtendo com os produtos eletrificados. Podemos dizer que somos líderes no segmento de elétricos leves, com clientes de diferentes segmentos e portes, desde grandes frotistas até pequenos empreendedores e empresas de grande porte, incluindo o próprio governo”, avaliou.
Lastra explicou que esse crescimento foi possível graças aos investimentos nos pilares do negócio: manufatura, depósitos de peças e partes, e conectividade. “Continuaremos investindo. Regionalizamos a produção da Transit no Uruguai e, obviamente, também a produção da picape média de trabalho em Pacheco, na Argentina. Com essa manufatura regionalizada, temos capacidade e disponibilidade de peças para atender o cliente comercial, que valoriza a previsibilidade”. A montadora conta com 330 pontos de venda e pós-venda na região e 120 no Brasil.
Programa de assinatura e oficina móvel
O executivo destacou que o Ford Go – programa de assinatura da montadora – vem sendo bem recebido pelo mercado. “10% das Transit e picapes vendidas já saem com programas de assinatura contratados”, relatou.
Outra novidade que tem sido bem aceita pelo mercado é o processo de controle de certificação oferecido pela Ford para modificadores. “Visitamos nossos modificadores e certificamos seus processos de manufatura. Prestamos uma consultoria que vem gerando interesse crescente de modificadores que desejam participar desse processo”.
Outro destaque da montadora na Fenatran é o serviço móvel, uma Transit equipada como oficina móvel que vai até o local do cliente para realizar a manutenção de seu veículo ou frota, sem a necessidade de deslocamento até uma concessionária. Entre os serviços oferecidos, estão: troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas e limpadores de para-brisa; manutenção de freios e baterias; execução de campanhas de serviço e recalls; rodízio de pneus; escaneamento e diagnóstico; atualização de software; e instalação de acessórios.
Novas versões da Ranger e Transit
A Ford Transit, disponível nas versões minibus, vidrada, furgão e chassi-cabine, oferece um custo operacional 25% menor que o da principal concorrente, considerando um período de 200.000 km ou cinco anos de operação. Na nova versão, programada para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025, o modelo traz novidades internas, com aprimoramentos tecnológicos e mais equipamentos de série, como um novo painel de instrumentos, mais tecnológico, ergonômico e fácil de operar, além de outros recursos que aumentam a produtividade da operação.
A nova linha contará também com uma oferta maior de versões, com configurações e capacidades diferentes para atender às necessidades dos clientes.
Quanto à Ranger, a Ford apresenta o modelo cabine simples, já oferecido em outros mercados, que poderá futuramente ampliar o leque de opções da linha na região.
Além de maior capacidade de carga – 1.250 kg e 1.876 litros –, a nova Ranger cabine simples oferece grande versatilidade para transformações, também disponível na versão chassi-cabine. Somado a isso, ela mantém os atributos conhecidos de qualidade, robustez, desempenho, eficiência, tecnologia, conectividade e baixo custo operacional.